Continua depois da publicidade
Guarujá realizou na última sexta-feira (24) a 30ª reunião do ano da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, que tem como presidente a secretária de Educação do Município, Priscilla Ribeiro Bonini.
O encontro ocorreu durante todo o dia na Unaerp. Participam do encontro na Cidade, além de Guarujá que recebe o evento, representantes de municípios da região Metropolitana da Baixada Santista e do interior, de cidades como Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Rosana, Mirante do Paranapanema, Santos, São Vicente, Cubatão, Peruíbe e Itanhaém.
Continua depois da publicidade
Na parte da manhã, os trabalhos contaram com a participação do articulador, André Lopes, que apresentou a 'Plataforma Conviva', uma ferramenta que orienta os gestores de educação a planejar e gerir as finanças, e toda a parte burocrática voltada para o setor de educação.
De acordo com o palestrante, 5.500 municípios no País estão se baseando na plataforma para planejar suas atividades e projetos. “A Secretaria de Educação de qualquer município é um mundo a parte, e estar reunido em um evento desse é a oportunidade de trocar experiências e conhecer o jeito de trabalhar de cada cidade”, enfatizou Lopes.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo André Lopes, a Plataforma Conviva, disponibiliza o passo a passo, gratuitamente e de maneira bem didática. “A intenção não é mudar o jeito de trabalhar das secretarias e seus gestores, mas evitar problemas futuros àqueles que estão gerindo as pastas, quando deixarem seus cargos”, reitera.
Para a diretora de Educação de Itanhaém, Maria Cecília Cardozo Tecedor, a plataforma tem sido um suporte a mais na organização dos trabalhos e capacitação que o setor de biblioteca do município realiza. “Nós adotamos no ano passado e para nós é extremamente importante. Usamos para fazer a coleta de dados e planejar a produção de materiais. É um facilitador de trabalho, além de ser um acesso democrático e de alimentar nossos planos de ações, no trabalho dentro da Secretaria” revelou Cecília.
Já na parte da tarde o encontro contou com a palestra da presidente estadual da Undime e secretária de Educação de Guarujá, Priscilla Ribeiro Bonini, que falou sobre o Plano Nacional de Educação -PNE-Desafios e Metas.
Continua depois da publicidade
Em sua explanação, a secretária também destacou a importância de mais um Encontro da Undime. “Oportunidades como esta valem para que possamos compartilhar experiências e discutir os maiores desafios dos municípios”. Ela também discorreu sobre diversos entraves encontrados pelos gestores da educação. Falou ainda de temas como ensino integral, financiamentos, qualidade da educação básica, Fundeb, Lei de Responsabilidade Fiscal.
“No caso do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2013, os municípios tiveram grandes avanços no ensino fundamental I, pois conseguiram atingir as metas nacionais. No entanto, no fundamental II, muitos registram queda nos índices. Por isso, é importante que nós secretários façamos um bom trabalho na base (do ensino), para que na próxima avaliação tenhamos melhores resultados”, recomendou Priscilla.
A reunião foi finalizada pela vice-prefeita de Barretos e vice-presidente da Undime, Marialba da Glória Garcia Carneiro, que discorreu sobre Plano Municipal de Educação e Articulação para Construção do Plano Municipal de Educação.
Continua depois da publicidade
Conviva Educação – É um ambiente virtual, gratuito, que oferece ferramentas de gestão, formação e troca de experiências fundamentais para apoio à gestão das Secretarias Municipais de Educação. Surgiu de uma parceria inédita entre Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Victor Civita, Instituto Gerdau, Instituto Natura, Itaú BBA e o Movimento Todos Pela Educação. A gestão é da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação), com apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários da Educação), na divulgação e mobilização junto aos municípios.
O ambiente virtual destaca oito áreas de Gestão (Administrativa, Alimentação Escolar, Gestão Democrática, Estrutura e Documentação, Orçamentária e Financeira, Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas e Transporte Escolar) e oferece recursos virtuais que permitem aos Dirigentes Municipais de Educação realizarem suas gestões com maior eficiência.