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Nesta terça-feira (6), a Prefeitura de Guarujá dá início a mais uma edição do Programa “Biblioteca Cidadã”, que dá oportunidade para que a comunidade tenha maior acesso aos serviços realizados nos cartórios da Cidade. Desta vez, a estrutura do programa atuará até dia 9, na Escola Municipal Vereador Francisco Figueiredo, na Avenida Tancredo Neves, s/n – Santa Clara, das 9 às 17 horas.
A “Biblioteca Cidadã” oferta para a comunidade em que se instala a possibilidade de realizar todos os serviços dos cartórios municipais, sem custo algum. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Cartório de Registro Civil de Guarujá.
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Em sua 11ª edição, haverá servidores prontificados para realizar 2ª via de certidão geral (nascimento, casamento, óbito) para qualquer região do País; reconhecimento espontâneo de paternidade ou maternidade; conversões de união estável em casamento; alteração de sobrenome materno e paterno nos filhos; e retificações de registro civil. Além disso, haverá também orientações e instruções quanto aos procedimentos de registro tardio, que serve para as pessoas que ainda não possuem Certidão de Nascimento.
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De acordo com o coordenador de Bibliotecas Municipais e juiz de casamento do Cartório de Registro de Guarujá, o professor Pedro Menezes do Nascimento, é de suma importância um programa como este atuar por toda Cidade. Para ele, o que faz da “Biblioteca Cidadã” inovadora é o fato do cartório estender seus trabalhos para uma comunidade específica, por meio de uma biblioteca municipal, que nesta edição é no bairro Santa Clara. “Desde 2009 buscamos explorar o perímetro municipal, beneficiando toda a população com serviços básicos e de direito”, explica.
E além de possibilitar benefícios de direito de cada cidadão como documentos, o programa tem também seu viés educador, incentivando a leitura e ampliando o acesso às bibliotecas de Guarujá. “Com a grande procura para realizar os procedimentos legais do cartório, nossos livros ficam à disposição de contribuir com o conhecimento da população”, conta o coordenador.
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