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Com o objetivo de refletir sobre as questões que norteiam a educação dos surdos no Município é que a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação, realiza o “Educação e Cidadania ao Alcance do Surdo”. O evento compõe programação do Setembro Azul, em alusão ao Dia Nacional do Surdo, comemorado dia 26 de setembro.
A atividade acontecerá nesta quinta-feira (10), a partir das 14 horas, no Centro de Atividades Educacionais Comunitárias (Caec) Isabel Ortega de Souza, na Avenida Manoel da Cruz Michael, 333, no Santa Rosa.
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A coordenadora de deficiência auditiva e surdez da Secretaria de Educação, Eloisa Helena Macaro, explica que o evento é uma homenagem aos 56 alunos surdos da rede municipal. Segundo ela, durante todo o mês serão realizadas palestras e atividades culturais para os alunos.
Ela conta que foram realizados dois concursos: o “Logotipo Original”, voltado para alunos da educação infantil e séries iniciais; e o “Crônicas da Surdez”, destinado aos alunos dos 6º ao 9º anos e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), por meio da Sala de Recursos Multifuncionais.
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Os três melhores colocados no “Crônicas da Surdez” serão anunciados no dia 10. A premiação será a visita ao Instituto Nacional de Educação de Surdos do Rio de Janeiro (INES-RJ). De acordo com Eloisa, “a visita é uma oportunidade para os alunos conhecerem outros pares em formação nas diversas áreas
acadêmicas, levando-os a refletir e compreender que a surdez não deve
ser impedimento para a sua formação tanto acadêmica quanto profissional”.
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Concurso – O aluno de 4 anos da EM Maria de Lurdes (Vila Áurea), Leonardo Lira Gomes Ferreira, foi o vencedor do concurso “Logotipo Original”, e como prêmio seu desenho foi o tema de divulgação do evento, estampando convites e camisetas.
A pedagoga bilíngue na Escola, Marcela Santos de Jesus, é responsável pela adaptação das aulas para o aluno com surdez. A educadora orienta as pessoas que envolvem a educação dos surdos e também faz um intermédio entre o aluno e os colegas e professores. Ela trabalha no desenvolvimento educacional do surdo tanto na língua de sinais como na modalidade escrita.
Marcela explica também que a participação do aluno no concurso não foi individual. Para realizar o desenho a pedagoga motivou todos os colegas de classe a participarem junto com Leonardo, conscientizando-os do sentido de interação.
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Leonardo Lira Gomes Ferreira tem 4 anos e é surdo e, com ajuda da pedagoga bilíngue, explicou o desenho de sua autoria, mostrando o implante coclear (aparelho auditivo) e evidenciando as mãos que utiliza para se comunicar. Por meio da Libras, Leonardo contou as atividades que fez em sala de aula, mostrando que apesar da deficiência e sua pouca idade, está em um grande avanço no processo de aprendizagem.
A mãe de Leonardo, Lilian Lira, ressalta a ansiedade do filho para estar na escola. “Ele já acorda querendo se arrumar para chegar logo na escola”, e explica que depois do acompanhamento do Programa de Educação Bilíngue, a criança melhorou tanto no comportamento, como na aprendizagem. “Agora eu consigo entender ele melhor, converso mais e trocamos mais experiências”.
A professora da Escola, Eleonora Luna da Silva, relata que essa é a sua primeira turma com um aluno deficiente. De acordo com ela, há uma dificuldade desafiadora no diálogo com o aluno, porém, o retorno é gratificante. “A interação com os colegas e a progressão dele no rendimento educacional me faz superar essa dificuldade”. A professora disse ainda, que Leonardo é uma criança ativa que gosta bastante das atividades em grupo.
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