Cotidiano

Guarujá premia os melhores nas Olimpíadas de Português, Matemática e de Astronáutica

O aluno Guilherme Batista da Silva, da Escola Francisco Figueiredo faturou o 1º lugar em duas Olimpíadas

Publicado em 01/12/2014 às 16:53

Compartilhe:

Conquistar o primeiro lugar em qualquer competição não é uma tarefa fácil. Agora, imagine conseguir a melhor colocação em duas competições? Em Guarujá, o aluno Guilherme Batista da Silva, da Escola Municipal Vereador Francisco Figueiredo (Santa Clara) faturou o primeiro lugar nas Olimpíadas Municipais de Língua Portuguesa e também de Matemática.

Ele e mais 74 estudantes da rede municipal de ensino foram premiados na última quinta-feira (27), em cerimônia realizada no auditório da Unaerp (Avenida Dom Pedro I, 3.300 – Enseada). Todos foram finalistas nas olimpíadas municipais, e também na Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Jamais passou pela cabeça do estudante Guilherme Batista da Silva, 13 anos, conseguir o primeiro lugar em alguma das Olimpíadas. Aluno do 8º ano, o jovem contou que se dedicou bastante. “Na Olimpíada de Matemática, teve uma questão que estava bem difícil; já a de português foi bem mais fácil, porque gosto muito de escrever”, contou.

Na Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa, 11 alunos conquistaram medalhas. Foram quatro de ouro, quatro de prata e três de bronze. Nesta, o primeiro lugar ficou com a jovem Ana Beatriz Bruno de Jesus, de 12 anos. “Estou muito feliz. No início comecei a fazer vários poemas e depois a professora nos passou mais textos”, disse a aluna que cursa o 2º ano na Escola Municipal 1º de Maio (Jardim Boa Esperança). Os alunos produziram textos segmentados, com o objetivo de atender às características dos gêneros discursivos propostos, por meio de poemas, relato pessoal, crônica e o novo, artigo de opinião.

Já na Olimpíada Municipal de Matemática, 12 alunos foram premiados: sendo quatro com medalhas ouro, quatro de prata e mais quatro de bronze. Nesta disciplina, quem ficou com a primeira colocação foi a estudante Kamila Soares do Valle, 11 anos, da Escola Vereador Ary Silva Souza (Jardim Mar e Céu). Estudante do 6º ano, ela falou que é uma aluna bastante aplicada. “Presto muita atenção nas aulas e achei a prova fácil. Todos ficaram felizes porque consegui”.

Durante a cerimônia, a coordenadora de Matemática da Seduc, Umbelina Dantas, falou da alegria de encerrar o ano com uma participação bastante significativa dos estudantes da rede municipal. “É gratificante ver como os alunos tem se destacado”, acrescentou. Nesta Olimpíada, os estudantes participaram de duas fases: a primeira com questões de múltipla escolha e depois dissertativas, que ajudaram a avaliar a análise dos problemas propostos.

A secretária de Educação de Guarujá, Priscilla Bonini, destacou que não poderia de deixar de prestigiar o evento. “Tenho certeza de que todos têm a esperança de que a educação é, realmente, a ferramenta transformadora de uma sociedade. Meus parabéns aos alunos, pais e professores envolvidos. Desejo que nossos alunos cresçam cada vez mais através da educação”, finalizou a chefe da pasta, que estava acompanhada ainda do seu adjunto, Juarez Mendes de Azevedo; e da diretora de ensino fundamental da Secretaria, Maria Silvia.

Olimpíada de Astronáutica tem 52 alunos premiados

Guarujá vem de uma participação bastante positiva na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A Cidade registrou 52 premiados na edição deste ano. Foram quatro medalhas de ouro, 12 de bronze e 36 de prata. No ano de 2012, a Cidade teve quatro medalhistas, e em 2013 foram 15 alunos premiados.

Conforme explica o coordenador de História e Geografia da Seduc e da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) em Guarujá, Romualdo Bellomusto, esta foi a 17ª edição da Olimpíada. “Todos os anos, a Cidade participa da OBA e onde temos conquistado boas colocações”.

Medalha de ouro na OBA, o aluno João Pedro Lopes Oliveira, 8 anos, da Escola Municipal Mário Cerqueira (Perequê) ficou em primeiro lugar. “Estou muito animado por ganhar e a olimpíada foi bem legal. Aprendi sobre o espaço sideral e gosto mais do planeta Marte”, falou o estudante do 3º ano.

Segundo a coordenadora de ensino fundamental II da Secretaria de Educação, Margarete Fernandes, o evento é mais que uma premiação, mas sim uma grande festa. “Este ano foi de muita luta e batalhas. Tivemos uma boa participação no Prêmio Limeriques (poesia), “Era Uma Vez Europa”, Proler, Escreler, entre outros. Parabenizo todos da rede pela bela participação”, finalizou.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira os números sorteados na Quina no concurso 6538, nesta sexta (20)

O prêmio é de R$ 20.000.000,00

Cotidiano

Ampliação de importante rodovia gerará seis mil empregos; veja detalhes

Novidade foi anunciada na última quinta-feira e dará mais capacidade de tráfego à rodovia, proporcionando um trajeto seguro e eficiente para os usuários

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter