Cotidiano

Guarujá, no litoral de SP, tem quase 11 mil leitos de hospedagem, diz Censo Hoteleiro

O inédito estudo foi realizado entre os meses de março e maio, a partir de visitas in loco a 159 meios de hospedagem

Da Reportagem com Jeferson Marques

Publicado em 12/06/2024 às 09:29

Atualizado em 12/06/2024 às 10:36

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Lourival De Pieri, presidente do Visite Guarujá / Reprodução/Prefeitura de Guarujá

Continua depois da publicidade

Em evento realizado na tarde da última terça-feira (11), a Prefeitura de Guarujá, em parceria com o Visite Guarujá - Convention & Visitors Bureau, divulgou, de maneira inédita o Censo Hoteleiro da cidade. Tudo aconteceu dentro do Casa Grande Hotel Resort e contemplou o 2º Encontro Embaixadores do Turismo Responsável.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O estudo foi realizado entre os meses de março e maio, a partir de visitas in loco a 159 meios de hospedagem, sendo 51 hotéis, 95 pousadas, 11 hostéis e dois resorts, contabilizando 10.952 leitos disponíveis. Ao todo são 3.835 unidades habitacionais distribuídas em quartos duplos (1.605), triplos (1.178), quádruplos ou mais (1.052). Além disso, a soma inclui 366 unidades com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCDs).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Com 13 praias impróprias, veja onde se banhar com segurança no Litoral de SP

• Como ficam as praias do litoral de SP caso PEC da privatização seja aprovada?

• Enquete: População é contra privatização das praias

Quando o assunto é a empregabilidade, Guarujá apresentou um potencial de 14,90% em relação a média do Estado de São Paulo, além de 78,62% dos seus estabelecimentos do setor hoteleiro estarem devidamente ativos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Em conversa com o DL, Lourival De Pieri, presidente do Visite Guarujá, disse que essas informações ajudam na classificação da cidade para receber grandes eventos ou para atrair ainda mais o turista.

Continua depois da publicidade

"Foi um trabalho importante que poucas cidades conseguem fazer. É o caminho para um aprimoramento do turismo na cidade, até na busca de verbas. Temos aqui um destino maravilhoso e precisamos divulgar isso. Guarujá tem muitos pontos positivos e a cidade está segura para receber os turistas. Está no nosso DNA, mas precisamos receber essas pessoas o ano inteiro, e não apenas em épocas específicas", explica Pieri.

Arthur Castro, turismólogo e assessor técnico da secretaria de turismo de Guarujá, participou da elaboração do inédito censo e reforça que incentivar o turismo sempre será uma das pautas no município.

"Agora temos números oficiais sobre o setor hoteleiro de Guarujá, podendo citar onde temos os maiores números de leitos, ocupações e demais dados que podemos inserir e trabalhar não apenas na baixa temporada. O fomento do turismo sempre é um desafio, mas com este censo os empreendimentos podem ter um engajamento maior para trazer os turistas também na baixa temporada", finaliza.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software