Cotidiano

Guarujá monta operação para restringir o acesso às praias no Réveillon

Acesso estará restrito na área do calçadão e também na faixa de areia, onde serão utilizados gradis para impedir a entrada de pedestres

Da Reportagem

Publicado em 29/12/2020 às 18:03

Atualizado em 29/12/2020 às 18:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A partir da zero hora do dia 31 será proibido o acesso à faixa de areia e também ao calçadão / HELDER LIMA/PMG

Continua depois da publicidade

Para evitar aglomerações no feriado da virada do ano, quando o Município costuma receber mais de 1 milhão de visitantes, a Prefeitura de Guarujá montou uma operação para restringir o acesso às praias na próxima quinta-feira (31) e sexta-feira(1º). A medida segue o decreto municipal 14.054, que regulamentou as decisões tomadas pelos prefeitos da Baixada Santista em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) na última semana.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A partir da zero hora do dia 31 será proibido o acesso à faixa de areia e também ao calçadão. Para tanto, começam a ser instalados na orla da Cidade, a partir das 20 horas de quarta-feira(30), aproximadamente 4.100 gradis para restringir o acesso dos pedestres. Além disso, serão utilizados barreiras tipo New Jersey (contenção de concreto) e cavaletes. Os bloqueios serão retirados somente na manhã de sábado (2).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Operação Réveillon isola as praias de Santos; veja as regras

• Com praias fechadas, vamos pular sete poças: Réveillon será com chuva na Região

• Guarujá limita acesso às praias nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro

Excepcionalmente no Tombo e Astúrias, algumas vias que dão acesso à praia estarão bloqueadas já a partir das 14 horas de quarta-feira(30): as ruas Nicolau Lopes e Benedito de Abreu, no Tombo, e as ruas Alexandre Migues Rodrigues (no acesso à Praia), Netuno e Brasilina, nas Astúrias. O trânsito de veículos nas avenidas das praias estará liberado.

O funcionamento de quiosques, bem como o comércio ambulante nas orlas marítimas, ficará proibido na quinta-feira (31) e 1º de janeiro.

Continua depois da publicidade

Reunião

O detalhamento dessas e outras medidas foi definido em reunião entre as forças de segurança do Município, com representantes da Prefeitura e Polícia Militar, na última segunda-feira (28).

Para garantir o cumprimento das normas, a Prefeitura de Guarujá vai se utilizar de cerca de 200 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), fiscais municipais, além do apoio dos policiais militares do efetivo regular, mais o efetivo de 450 agentes da Operação Verão. Em caso de descumprimento, a Prefeitura adotará medidas legais que julgar pertinente, incluindo eventuais sanções administrativas, penais e civis. Denúncias à GCM podem ser feitas pelo telefone 153.

Continua depois da publicidade

Barreiras sanitárias

Como ocorreu no feriado de Natal, a Prefeitura vai implantar barreiras sanitárias nas principais entradas do Município nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, com aferição de temperatura de todos os ocupantes dos veículos que tentarem adentrar a Cidade. Se constatada temperatura igual ou superior a 37,5 graus celsius, a entrada não será autorizada.

Paralelamente, estão mantidas as barreiras destinadas ao controle de acessos de ônibus, vans e similares com fins turísticos, que estão proibidos de entrar no perímetro urbano, conforme decreto municipal do dia 3 de dezembro.

Continua depois da publicidade

Fase Amarela

Assim, restaurantes, bem como o comércio em geral, poderão funcionar normalmente na Cidade, desde que considerem os horários e cuidados profiláticos referentes à fase amarela do Plano São Paulo (40% de ocupação, uso de máscaras, entre outros).

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software