Cotidiano

Guarujá inicia estudos para implantar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana

o cronograma de trabalho da empresa que realizará o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob) — que vai proporcionar um transporte público moderno e adequado à população, incentivando o uso dos veículo menos poluentes.

Publicado em 16/10/2015 às 16:53

Compartilhe:

A mobilidade urbana é um fator importante na qualidade de vida dos cidadãos permitindo, no que diz respeito ao transporte de pessoas e cargas, agregar uma boa relação entre todos. Para entender como promover e viabilizar esta convivência harmônica na cidade, Guarujá, de maneira pioneira na Baixada Santista, conheceu na última sexta-feira (9), o cronograma de trabalho da empresa que realizará o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob) — que vai proporcionar um transporte público moderno e adequado à população, incentivando o uso dos veículo menos poluentes.

A empresa Sistran Engenharia LTDA, vencedora da licitação, apresentou para a prefeita Maria Antonieta de Brito e seu secretariado todas as etapas do estudo, que deve contar com a caracterização e diagnóstico dos cenários projetados, prognóstico, formulação e avaliação de propostas, programação de ação, modelo de avaliação e, por fim, a consolidação do plano.

De acordo com o diretor da empresa, Gabriel Feriancic, as ações envolverão diversas secretarias e para isso, será muito importante a contribuição da Administração. “Como esse é um plano que tem como objetivo facilitar a vida das pessoas, iremos passar por diferentes áreas, conhecer as demandas, ouvindo os técnicos, coletando dados e fazendo o diagnóstico da demanda e oferta”, explica.

Os primeiros passos para viabilizar o plano no município foram dados em março de 2013. As primeiras reuniões para discutir o assunto ocorreram no segundo semestre daquele mesmo ano, seguido de audiências públicas para apresentar à população o assunto e coletar a opinião dos munícipes.

Em 2014 iniciou-se o processo dos estudos e a elaboração de um pré-projeto, que foi apresentado ao Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb). Guarujá foi elogiada pelo avAnço nos estudos e pelo profissionalismo com que estava conduzindo o processo. No mesmo ano foi formada a comissão que acompanha o andamento do projeto.

A prefeita Antonieta destacou a importância do estudo e lembrou o cumprimento dos prazos e da expectativa em ver todo o levantamento concluído. “O nosso objetivo é ver tudo isso funcionando o mais rápido possível, para que a população possa usufruir desse serviço com o devido cuidado e a qualidade que merece. É para oferecer o melhor transporte, que eu e nossa equipe trabalhamos incansavelmente todos os dias”, relatou, enfatizando que fará questão de acompanhar todo o processo do estudo de perto.

“Quero que vocês me mantenham informada de tudo o que estiver ocorrendo, em qual fase estão os levantamentos e se estão dentro do prazo, porque sabemos que os prazos são curtos e todos os apontamentos necessitam de uma demanda grande de tempo”, reforçou Antonieta.

Com o trabalho focado para melhorar o deslocamento do usuário do transporte público, a diretora de Trânsito e Transporte Público do Município (Ditran), Quetlin Scalioni, declarou que tem no PlanMob um desafio pessoal.

“Nosso foco é sempre a melhoria da qualidade de vida das pessoas e, essa melhoria passa em conseguir um deslocamento ágil e eficiente por meio do transporte público, chegar ao seu destino mais rápido e com uma infraestrutura que também proporcione um conforto nesse meio de transporte, de uso coletivo”, destaca.

PlanMob – O Plano de Mobilidade Urbana de Guarujá deve ser transversal aos diversos âmbitos, do planejamento à participação social, adotando políticas territoriais, participação social e recursos. Essas diretrizes tem papel fundamental para combater disfunções urbanas, minimizar externalidades negativas e reduzir desigualdades territorial e social.

O objetivo é fazer um planejamento de curto, médio e longo prazo, traduzindo os objetivos de melhoria da mobilidade urbana local em metas, ações estratégias e recursos materiais e humanos, viabilizando os meios para a efetiva transformação desejada.

Na primeira etapa serão realizados levantamentos, pesquisas e projeções de cenários de desenvolvimento urbano. Dentro dos levantamentos estão dados socieconômicos, plano diretor, transporte coletivo, bases cadastrais, pesquisa origem / destino, legislação, planos, projetos e restrições ambientais. As pesquisas levarão em conta embarque, desembarque, frequência e ocupação visual, contagem volumétrica classificada, velocidade e retardamento e pesquisa de opinião.

Dentro do cronograma de trabalho também estão a caracterização da cidade e das dinâmicas urbanas, com diagnóstico final sobre a mobilidade do município.

O Plano de Mobilidade Urbana cumpre a Lei Federal 12.587/12, a Política Nacional de Mobilidade Urbana tem por objetivo contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições que contribuam para a efetivação dos princípios, objetivos e diretrizes da política de desenvolvimento urbano, por meio do planejamento e da gestão democrática do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana.

O Sistema Nacional de Mobilidade Urbana é o conjunto organizado e coordenado dos modos de transporte, de serviços e de infraestruturas que garante os deslocamentos de pessoas e cargas no território do Município, sendo motorizados e não motorizados.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Mais barato na feira desta semana: conheça os benefícios do repolho roxo

Vegetal pertencente à família Brassicaceae possui uma série de ótimas composições para o corpo humano

Diário Mais

Conheça 5 praias calmas para passear no Dia das Crianças no litoral de SP

O Diário do Litoral separou algumas sugestões para curtir no feriado em família e relaxar

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter