Continua depois da publicidade
Incentivar a leitura através do mundo dos quadrinhos. É com este objetivo que a Prefeitura de Guarujá inaugura na próxima quinta-feira (28), a primeira Gibiteca Municipal. Trata-se de um novo espaço que vai funcionar na Biblioteca Municipal Geraldo Ferraz (Rua Ceará s/n - Vila Santense), em Vicente de Carvalho. A solenidade será às 15 horas.
A programação tem início com o lançamento do Livro “Emanuel entre Lobos – Essência Vol. l”, de autoria de Charlie Rock. Também estão incluídas as apresentações do cartunista Fábio Costa; do artista plástico Christian; caricaturista Dodô; Grupo Cosplay; violão e canto com o professor Janari Rodrigues de Figueiredo; Cup Song (canto e batidas com copos), com os Amigos da Biblioteca (grupo de ex-alunos da Escola Municipal 1º de Maio); o solo musical com Luana, e Rafaela Coral e Canto; e encerrando, o grupo Gashapon (apresentações de personagens japoneses).
Continua depois da publicidade
De acordo com a secretária municipal de Educação, Priscilla Bonini, mais do que uma Biblioteca para gibis, a Gibiteca pretende ser um local de encontro e lazer. “Nosso foco principal é sempre o aluno. Através da Gibiteca pretende-se incentivar a leitura, já que os gibis são, normalmente, o primeiro contato da criança com a literatura, aliando imagens às palavras de forma simples, rápida e divertida, onde as ilustrações dialogam com o texto.”
A Gibiteca Municipal funcionará na entrada da Biblioteca Geraldo Ferraz e já reúne mais de dois mil gibis em seu acervo. Desde março, o espaço tem contado com a ajuda da população, através de doações. A iniciativa visa estimular o hábito da leitura nas crianças, com a interatividade dos quadrinhos.
Continua depois da publicidade
Para o coordenador de Bibliotecas da Seduc, Pedro Menezes, o objetivo é que a criança possa levar o gibi pra casa. “Queremos promover um incentivo maior quanto à conservação dos gibis.” O acervo dispõe de gibis como da turma da Monica, Xuxa, entre outros. Há também alguns clássicos da literatura brasileira, como ‘O Cortiço’, de Aluisio Azevedo. “Esta que é uma leitura considerada um pouco complexa, também tem sua versão em quadrinhos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os gibis serão adotados no ensino da rede pública e assim será um grande ganho para nossa rede municipal. Ao associar a escrita à imagem, a criança tem uma facilidade maior para aprender a ler e escrever”, conta.
Serviço – Para retirar os gibis, o munícipe precisa estar munido de documentos e preencher um cadastro na Biblioteca, com seus dados pessoais. A Gibiteca Municipal funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 17 horas. Mais informações pelo telefone: 3341 7845.
Continua depois da publicidade