Continua depois da publicidade
Na última sexta-feira (28) e sábado (29), representantes da da Prefeitura de Guarujá participaram da Conferência Regional de Economia Solidária do Grande ABC e Baixada Santista. O encontro proporcionou interação entre os municípios e focou em prioridades como suporte, sustentabilidade e empreendimentos.Com o trabalho conjunto das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e Meio Ambiente (Semam), das nove cadeiras que cabiam à Baixada Santista para delegados na Conferência Estadual, Guarujá conquistou quatro delas.
O evento reuniu a exposição de planos territoriais, que atendessem às necessidades do munícipe de maneira sustentável. Os empreendedores das medidas também participaram da palestra sobre os objetivos da economia solidária, com pauta nas dificuldades e perspectivas construídas com base na Lei de Economia Solidária.
Continua depois da publicidade
Guarujá participou pela primeira vez do evento, com a iniciativa do Caminhão Feira do Peixe. O veículo atende as comunidades de forma itinerante, comercializando o alimento a um preço abaixo do mercado. O equipamento é viabilizado pela parceria entre a Prefeitura, Governo Federal e a Cooperativa Pérolas do Guarujá (Coopeg). A ação faz parte do programa “Peixe nos bairros”.
Continua depois da publicidade
Segundo o diretor de Desenvolvimento da Economia Solidária, Pesca e Agricultura da Prefeitura, Ricardo Louzada, o Caminhão Feira do Peixe é um empreendimento de grande sucesso. “O resultado gratificante que a iniciativa trouxe aos munícipes de Guarujá pode ser fruto de ideias e investimentos para a criação de outros planos territoriais dos municípios da Região”.
O professor Paul Singer, secretário nacional de Economia Solidária, ministrou, na Universidade Católica de Santos, palestra que compôs o "Curso de Formação de Gestores em Economia Solidária", onde Guarujá recepcionou em nome dos municípios da Baixada.
Confira os nomes dos delegados eleitos pela Região:
Continua depois da publicidade
1º Delegada: Maria Lúcia Ribeiro dos Santos – Pérolas do Guarujá
2 º Delegada: Katia Unten, Associação dos Agricultores Familiares de Guarujá – AAFAG/Amibra com suplência de Claudinei Naka da mesma entidade
3 º Delegado: Jeffer Castelo Branco da Semam, por meio da Unifesp/Nepssa.
Continua depois da publicidade
4 º Delegado: Ricardo Louzada, diretor da Sedep com suplência da secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Maria Angélica Cruz
O evento reuniu iniciativas com artesanato, reciclagem, alimentação, bem-estar e saúde. As plenárias e discussões, que envolveram as palestras ofereceram conteúdos e reforços para a conferência estadual, que acontece no segundo semestre com dez propostas territoriais.
Continua depois da publicidade