Continua depois da publicidade
Quem pensa que participar de um conselho escolar é responsabilidade de gente grande, se surpreende com a jovem Leticia Vicente Marques. A menina de apenas 10 anos estudante da rede municipal de ensino de Guarujá explica que escutar o outro é muito importante.
“É uma experiência nova que achei interessante participar. Todos devem se expressar, a opinião de cada um colabora com uma escola melhor, uma comunidade melhor. Não é só o que pensamos que importa”, ensina. Letícia estuda na Escola Municipal Angelina Daige (Vila Áurea), onde aconteceu na última quinta-feira (26), a posse do conselho escolar. Ela é uma das alunas que compõem o conselho da sua unidade, onde participam também professores e pais, que tem a oportunidade de se envolver com as necessidades e decisões da escola.
Continua depois da publicidade
Entre os dias 17 e 27 de março, ocorreram as solenidades de posse dos representantes eleitos das 66 unidades escolares. O papel dos conselhos de cada unidade escolar municipal é exercer a democracia no ambiente de ensino, de forma que seus membros deverão atuar ativamente nas questões da Escola, como mudanças construtivas, planos, projetos da escola e até passeios. A medida envolve os Núcleos de Educação Infantil Municipais (Neim), Unidades de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e os Centros de Atividades Educacionais Comunitárias (Caec).
De acordo com a supervisora de ensino do bairro Santa Rosa, Cláudia Miller, todas as unidades de ensino da Cidade elegeram seu próprio conselho. “A comunidade, alunos, pais e professores foram às urnas escolher por quem queriam ser representados. Na última quinta-feira (26), por exemplo, o Caec Isabel Ortega de Souza e mais cinco unidades de ensino do bairro fizeram juntos no Caec, a solenidade de apresentação dos escolhidos”, relata.
Continua depois da publicidade
A formação dos conselhos tem entre seus objetivos tornar público e contribuir para a qualidade do ensino em Guarujá. Para a supervisora de ensino da Secretaria de Educação (Seduc) Claudeth Paes, é muito importante valorizar o conselho. “As unidades da rede municipal se empenharam bastante e abriram suas portas para as eleições. A função do conselho será propor, participar e acompanhar as ações da escola, colaborando assim para o bom andamento da instituição com ideias e soluções”, esclarece.