Continua depois da publicidade
Guarujá foi o primeiro município da Baixada Santista a aderir à campanha “Construindo Cidades Resilientes. Minha Cidade está se preparando”. Pelo trabalho preventivo realizado por sua equipe de Defesa Civil nas áreas mais vulneráveis, Guarujá conquistou, no ano passado, o certificado para participar da Campanha Mundial de Desastres 2010/2015, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Agora, na última terça-feira (30), os nove municípios da Região foram contemplados com a certificação na reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), na sede da Agência Metropolitana (Agem), em Santos.
A 179ª reunião ordinária do Condesb contou com a participação da prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, que estava acompanhada de seu diretor de Defesa Civil, Ademir Altman, e equipe. Na oportunidade, Antonieta, o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini; e representantes dos outros municípios receberam o documento das mãos do secretário de Estado da Casa Militar, coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira. A ação faz parte da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (Eird), coordenada pela ONU.
Continua depois da publicidade
Entre as medidas adotadas para uma cidade ser considerada resiliente, estão a criação de programas educativos e de capacitação em escolas e comunidades locais; o cumprimento de normas sobre construção e princípios para planejamento e uso do solo; os investimentos em implantação e manutenção de infraestrutura que evitem inundações; e o estabelecimento de mecanismos de organização e coordenação de ações com base na participação de comunidades e sociedade civil organizada.
Continua depois da publicidade
O termo de resiliência é atribuído à capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos. “O estado de São Paulo é o maior em número de municípios resilientes”, ressaltou o titular da pasta.
O secretário aproveitou a oportunidade para fazer uma apresentação sobre a Política Estadual de Defesa Civil para Redução de Desastres. Ele falou sobre a importância de educar as crianças sobre as políticas de prevenção, mostrando um jogo de game que desenvolve o tema de forma lúdica e dinâmica.
Antonieta avaliou que “é um grande passo colocar a Defesa Civil nesta mesa, integrando o Conselho. A Defesa Civil está avançando na linguagem, apresentando as ações em num jogo de game. Se a revistinha já faz sucesso entre a criançada, imagine em forma de jogo? Vejo o quanto é difícil sensibilizar outras áreas, mas este é o caminho: fazer investimentos na formação permanente e na integração entre as equipes. É preciso sensibilizar a área de Habitação”, pontuou a prefeita.
Continua depois da publicidade
Ainda durante a reunião, o Conselho aprovou a criação da Câmara Temática Especial de Defesa Civil. Como Guarujá foi a primeira da Região a receber o certificado e hoje a Baixada Santista tem 100% de adesão, a prefeita Antonieta pontuou que “a Câmara Especial será uma grande articuladora junto às outras. Poderemos tratar o tema metropolitanamente, fortalecendo o que cada município realiza e nos dando condições de aperfeiçoar o que podemos fazer juntos. Quando a gente traz a discussão para o caráter metropolitano, podemos avançar”, disse a chefe do Executivo.
O Condesb aprovou ainda a unificação da Câmara Temática Especial de Políticas Públicas sobre Drogas com a Câmara Temática de Saúde. A Prefeitura de Guarujá ainda teve destaque com a indicação do engenheiro Luis Ernesto Engelbrecht Zantut para representar o Conselho no acompanhamento dos trabalhos do Conselho de Orientação de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp).
Continua depois da publicidade