Novo parque visa restaurar o Forte do Itapema, em Guarujá / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
O prefeito Valter Suman (PSDB) entregou, agora de manhã, ao ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, um projeto Parque do Forte, que envolve não só o histórico Forte da Vera Cruz de Itapema – que recebeu recente processo de recuperação – como a implantação de um parque turístico e outro urbano.
Silvio Costa Filho realizou visita técnica nas obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, localizado na Base Aérea, em Vicente de Carvalho. Ele aceitou a proposta para que o atual Forte do Itapema torne-se um inovador e moderno complexo de turismo e eventos da Cidade.
Continua depois da publicidade
“Esse será mais um legado deixado pela nossa gestão e não apenas para Guarujá, mas para toda a Baixada Santista. É uma importante ferramenta de integração entre as cidades e uma excelente oportunidade de explorarmos ainda mais o turismo e o lazer entre as cidades”, avaliou o prefeito Válter Suman.
Com o projeto em mãos, o ministro Silvio Costa Filho defendeu que o parque dialoga com toda a história de Guarujá e da Baixada Santista. “Estamos avançando na direção da integração, principalmente de lazer e cultural. Tenho certeza de que contamos com todo o apoio da autoridade portuária para tirar esse sonho do papel”, comemorou.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, também apoiou a iniciativa da Prefeitura de Guarujá e se colocou à disposição para contribuir com a realização dessa proposta desenvolvida pela Seplan.
“Queremos essa integração Porto-cidade, com o Porto interagindo com as pessoas, construindo áreas de lazer como essa. O Porto se faz pela boa capacidade de movimentação, mas em especial pelo respeito às pessoas”, concluiu.
Continua depois da publicidade
A proposta apresentada é de que o Forte do Itapema, que recentemente recebeu obras de melhorias, torne-se um complexo de turismo e eventos da Cidade. Há cerca de um ano, o acesso ao local passou por remodelação completa, bem como o seu entorno.
O projeto de revitalização incluiu, ainda, a pavimentação da Rua Itapema e da Travessa Itapema, com a construção de calçadas, guias, sarjetas e acessibilidade. Veja o mapa:
Continua depois da publicidade
Na nova proposta, a Fase 1 contemplaria restauro nas edificações e no acesso, inclusive marítimo. Já a fase 2 teria implantação do parque com áreas para lazer, cultura e práticas esportivas, além de galpão multiuso para realização de atividades, cursos e eventos.
A Prefeitura trabalha para valorizar as áreas portuárias da Cidade e integrar as comunidades. Paralelamente, projeta uma melhora de vida da população, com novas oportunidades e ambientes adequados e apropriados ao uso de todos, garantindo infraestrutura, lazer, cultura, atividades esportivas e novos projetos.
No futuro Parque do Forte, a proposta é de novos equipamentos além do monumento do farol, como pavilhão cultural e de eventos, píer turístico e complexo gastronômico.Já no Parque Turístico, haverá museu do Guarujá, píer contemplativo, pavilhão multiuso e píer de conexão ao Parque Valongo, em Santos.
Continua depois da publicidade
Há ainda a projeção do Parque Urbano, onde estão previstas passarela para transposição da linha ferroviária, estacionamento público, centro comercial (já existente), pavilhão multiuso para cursos e oficinas, complexo esportivo, campo de futebol e playground e lazer.
Para acesso da população, estariam disponíveis o marítimo, para conexão com Santos, e terrestre com conexão ao aeroporto e outras áreas da Cidade por meio de pedestres, motoristas e ciclistas. O local é bastante privilegiado por conta da travessia de barcas e do futuro túnel submerso.
Mais de 50 trabalhadores atuam nas obras da primeira fase de intervenções do futuro aeroporto de Guarujá. Neste momento, são executados os serviços das cercas operacionais ao redor da pista, assim como escavação, colocação das estacas brocas, execução da viga longitudinal e instalação dos mourões.
Continua depois da publicidade
Na última semana, também foram iniciados os serviços de fresagem da pista de Taxyway C, assim como finalizada a limpeza de terreno e as supressões vegetais previstas.
A primeira etapa das obras contempla reforma e adequação da pista de pouso e decolagem. Nesta fase, o investimento é de R$ 19 milhões, provenientes do Governo Federal.
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Mauro Braga, ressalta que “estão incluídas, também, intervenções nas pistas de táxi A, B e C; faixa de pista e sistema de drenagem, implantação de cerca operacional e barreiras de proteção de fauna. O projeto global do Aeroporto contempla um total de quatro fases”, relata.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade