Continua depois da publicidade
Os aterros sanitários, a poluição e a destruição da natureza são alguns dos problemas causados pela grande quantidade de lixo produzido pelas cidades. Para ajudar a amenizar essa situação, os moradores de Guarujá podem tomar uma simples atitude: descartar os seus lixos em um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
Os PEVs estão instalados nas escolas municipais, centros comunitários, Paço Municipal, cartório público, postos de Bombeiros e Polícia Militar e Ambiental. O roteiro da coleta seletiva é realizado de segunda a sábado, pelo caminhão de coleta específico dos PEVs.
O material coletado é transportado para as duas cooperativas de material reciclável cadastradas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam): a Cooperben (Vila Júlia) e Cooperativa Mundo Novo (Jardim Progresso).
É feita uma triagem do lixo, que passa pelo processo de prensagem e em seguida o material é enfardado, para depois ser comercializado pelas cooperativas. A iniciativa gera emprego e renda para as famílias dos catadores cooperados e colabora com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Também estão inseridos no roteiro da coleta seletiva, condomínios e estabelecimentos comerciais cadastrados na Semam.
Para ter o seu condomínio ou instituição incluídos no roteiro municipal da coleta seletiva é necessário entrar em contato com a Semam pelo telefone 3308-7885 e realizar um cadastro.
Continua depois da publicidade