Cotidiano

Guarujá capacita cerca de 700 funcionários para inclusão de crianças especiais

As turmas aprenderam também sobre valorização do trabalho

Publicado em 17/07/2014 às 16:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Guarujá encerrou, no dia 11, a capacitação de quatro turmas de serventes e inspetores da rede municipal de ensino. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e os temas aplicados foram: “Escola para Todos”, para inclusão de alunos com necessidades especiais, e “Recreação como forma de Humanização”, sobre a valorização destes cargos em prol do bem-estar no trabalho.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo a diretora de Gestão Administrativa e Logística da Seduc, Rose Helena Santana, 396 serventes e 301 inspetores foram divididos em quatro grupos para acompanhar as palestras durante quinta (10) e sexta-feira (11). “O objetivo é garantir conforto aos alunos da rede e também melhorar o ambiente de trabalho destes funcionários”.

Continua depois da publicidade

O inspetor de alunos Wander Paulo Rodrigues acredita que todos os funcionários da unidade escolar precisam estar capacitados para lidar com alunos especiais. “Depois da capacitação vou trabalhar mais seguro, mais confiante”, garante.

Continua depois da publicidade

Para a servente de serviços gerais, Maria Zaiude Almeida César, quando postos em prática, os ensinamentos de ambos os cursos podem complementar um ao outro. “Quando valorizamos a nós mesmos, aprendemos a dar o carinho e a atenção necessária para os alunos. Com um coração receptivo é possível ajudar”, explicou ela.

Para a psicóloga da coordenadoria de Educação Especial da Seduc, o investimento neste tipo de capacitação é uma forma de garantir que o aluno seja assistido durante todo o seu período de aula. “É importante que os funcionários saibam lidar com as necessidades especiais do aluno em todos os setores. Nossa intenção é torná-los independentes, garantindo um ambiente seguro”, explicou.

Já a coordenadora de projetos e programas da Diretoria de Ensino Infantil da Prefeitura, Cátia de Souza Silva, explica a importância da valorização destes profissionais. “Entender o valor das funções uns dos outros é importante para a convivência e produtividade”, contou ela.

Continua depois da publicidade

Durante a capacitação “Recreação como forma de Humanização”, os alunos fizeram dinâmicas com bexigas e escreveram mensagens motivacionais.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software