Cotidiano

Guarujá adota IPTU Digital em três zonas; veja como ficou

Primeira etapa do novo sistema, que entra em prática esta semana, vai atender as regiões do Centro, Astúrias, Guaiúba e Vicente de Carvalho. Imóveis não receberão carnês impressos, antes enviados pelos Correios

Da Reportagem

Publicado em 16/12/2020 às 17:26

Atualizado em 16/12/2020 às 19:12

Compartilhe:

Prefeitura de Guarujá vai disponibilizar a partir desta semana o IPTU Digital / DIVULGAÇÃO

A partir de 2021, três zonas territoriais de Guarujá não receberão mais os carnês impressos, antes enviados pelos Correios. A Prefeitura vai disponibilizar a partir desta semana o IPTU Digital, que possibilitará ao contribuinte entrar no site da Prefeitura de Guarujá e acessar seu carnê.

O pagamento do imposto poderá ser feito por qualquer meio eletrônico, usando o código de barras do boleto. Se preferir, poderá imprimir a guia e realizar o pagamento em qualquer agência bancária, dentro da data de vencimento. O contribuinte também tem a opção de pagar o valor do tributo em débito automático.

A digitalização do IPTU será implantada com foco na economia de gastos, visando diminuir a quantidade de carnês impressos, além de ser um modo mais moderno e eficiente. "A emissão digital é mais moderna e permite que o contribuinte acesse seu próprio carnê pela internet, gerando economia de gastos referentes à impressão e entrega de guias", explica a secretária municipal de Finanças.

A Prefeitura tem como meta a digitalização de todo o lançamento do IPTU em 2022, como já é feito para a cobrança do mobiliário fiscal. Atualmente são mais de 115 mil lançamentos, que geram uma grande despesa entre impressão e distribuição de guias.

Nesta etapa, três áreas geográficas serão atendidas com o IPTU Digital: a Zona 0 (Centro, Vila Maia), Zona 1 (Jardim e Parque Guaiúba, Jardim Astúrias, Jardim Las Palmas, Loteamento Alexandre Migues Rodrigues, Parque Guarujá, Praia do Tombo, Vila Castelinho, Vila Fortuna, Vila Luiz Antônio, Vila Outeiro e Vila Alzira) e Zona 5 (Jardim Santense, Jardim Enguaguassu, Pae Cará, Vila Cunhambebe, Vila Itapema e Vila Alice).

Acesso à internet

Para buscar o carnê na internet é preciso acessar o site www.guaruja.sp.gov. br/iptudigital e entrar no campo de cobranças, clicando na opção 'IPTU'. Em seguida deverá digitar o número do cadastro imobiliário do imóvel (encontrado no carnê impresso de 2020 ou de outros exercícios) para ter acesso ao carnê digital.

Na tela de cobranças, o munícipe terá acesso às guias eletrônicas do IPTU 2021, que poderá visualizar ou imprimir, optando pelo pagamento em cota única ou parcelado. Nesse caso, também é possível acessar a contribuição voluntária do Bem-Estar-Animal.

Campanha de divulgação

A Prefeitura informa que iniciará ampla campanha de divulgação, específica para as zonas territoriais atendidas neste primeiro momento. A novidade é a disponibilidade de um posto volante, que percorrerá pontos de grande fluxo de pessoas nos bairros atendidos pelo IPTU Digital. No posto, o munícipe poderá imprimir cópias do IPTU ou tirar dúvidas com relação ao novo sistema. O cronograma de atendimento do posto será divulgado semanalmente pelos meios oficiais de comunicação.

Além do posto volante, também será divulgado o novo sistema com afixação de faixas nos bairros atendidos, distribuição de panfletos casa a casa e publicidade por meio de carro de som.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Litoral brasileiro tem praia paradisíaca proibida, onde o perigo se esconde em seus pés; conheça

Esse é o caso da praia do Sueste, localizada em Fernando de Noronha, Pernambuco, que só é habitada por perigosos tubarões

Diário Mais

Brasil tem uma das 10 praias mais perigosas do mundo, e é bom você não pisar lá

Site Daily Star coloca paraíso brasileiro como um local de alto risco aos humanos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter