Cotidiano
O prefeito de Guarujá explica que o processo de garantir saneamento e água para moradores de todos os bairros já vem sendo alinhado desde o começo de seu primeiro mandato
Reservatório pode representar uma mudança drástica e mais conforto para moradores e turistas em Guarujá nos próximos anos / Divulgação
Continua depois da publicidade
A implantação do reservatório de água na Cava da Pedreira, em Guarujá, pode ser a solução esperada há anos pela população do município para acabar com problemas hídricos antigos e quem sabe garantir água corrente sem grandes dores de cabeça em períodos nos quais a cidade recebe centenas de milhares de pessoas para passar a época mais quente do ano junto às praias.
O prefeito de Guarujá explica que o processo de garantir saneamento e água para moradores de todos os bairros, independentemente da localização geográfica, já vem sendo alinhado desde o começo de seu primeiro mandato, ainda no ano de 2017.
Continua depois da publicidade
"Não tem desenvolvimento, sem saneamento básico e água. Essa é a condição e também é uma grande preocupação que nós tínhamos já desde o início do mandato, partia da insegurança jurídica que a SABESP e a Prefeitura tinham entre si. Primeira coisa era a segurança jurídica, que foi a formalização de um contrato com a Sabesp, feito isso, que não foi fácil, pois foi uma negligência, lamentavelmente, histórica do passado de nossa cidade que nós resgatamos e está aí o contrato pra que a SABESP pudesse, já de imediato, fazer investimento logo no primeiro mês após a assinatura do contrato, de obras de infraestrutura para melhoria da capacidade de fornecimento de água de R$ 23 milhões em Vicente de Carvalho. Há expectativa de até o final de 2022, a balneabilidade plena da Praia do Perequê, por conta da questão do saneamento básico", explica Suman.
Segundo o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, a obra tem como objetivo resolver situações causadas por estiagem e alta demanda.
Continua depois da publicidade
"A Cava da Pedreira representará a segurança hídrica do município. Na época de temporada há grande fluxo de pessoas na cidade, chegamos a ter quase um 1.5 milhão, 2 milhões de pessoas, na passagem de Réveillon aqui, uma loucura, né? Então, você precisa ter segurança hídrica e o reservatório deve acumular 3 bilhões de litros de água bruta", conclui Suman. (LG Rodrigues)
Continua depois da publicidade