Cotidiano
O segundo módulo do curso traz para a turma de 40 GCMs aulas que atendem os três focos da capacitação: prevenção, cuidado e superação do úsuário de crack
Continua depois da publicidade
Começou na última semana o segundo módulo do Curso Multiplicador de Polícia Comunitária. A iniciativa oferece uma capacitação para agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) sobre o programa federal “Crack, é possível vencer”. A iniciativa da Prefeitura de Guarujá é a oportunidade dos agentes melhor se situarem quanto à prevenção de casos de usuários da droga. O módulo II acontece no Estádio Municipal Antônio Fernandes e a turma é composta por 40 GCMs que atuam direta ou indiretamente com patrulhamento de rua.
Em sua grade curricular, o módulo II do curso destaca as aulas de Tópicos Especiais em Policiamento, Ações Comunitárias e Redes de Atenção e Cuidado, que atendem aos três eixos de atenção do curso: cuidado, prevenção e superação do usuário.
Continua depois da publicidade
"Hoje, poucas pessoas conseguem separar o usuário de drogas daquele que trafica. E um dos meus deveres como guarda civil é saber que existe uma diferença muito grande entre os dois", explica o GCM David Querino. O guarda acrescenta que a capacitação vem para humanizar ainda mais o tratamento da corporação, em casos de drogas "pesadas", como o crack.
Continua depois da publicidade
A palestrante e psicóloga Eliane de Mesquita Rigos conta que o "Crack, é Possível Vencer" é o programa realizado em parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal para proporcionar o trabalho de prevenção dos casos de dependentes químicos na Cidade. "A todo momento é preciso promover a intersetorialidade. Os guardas precisam ter conhecimento das políticas públicas que vão auxiliá-los no momento que encontrar e abordar um usuário de crack", explica a palestrante, sobre o intuito do curso.
Crack, é possível vencer – O curso está em atividade desde setembro e até, o momento, já ofereceu aulas para turmas de policiais militares e civis, bombeiros e guardas municipais. O objetivo é que estes profissionais desenvolvam ações de segurança pública orientadas pelo Sistema de Segurança Pública ou Defesa Social, promovendo assim a integração dos orgãos de segurança pública com a comunidade.
O terceiro módulo da capacitação acontecerá de 20 a 24 de outubro, também no Estádio Municipal, das 8 às 17 horas, e contará com aulas sobre a abordagem policial há uma pessoa, em situação de risco e ou dependência.
Continua depois da publicidade
O curso é uma iniciativa da Prefeitura de Guarujá, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Defesa e Convivência Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento e Assistência Social e a Advocacia Geral do Município.