Cotidiano

Guardas municipais de Guarujá já podem portar arma de fogo

Exame psicológico e treinamento dos guardas devem ser concluídos até o início do verão

Da Reportagem

Publicado em 26/10/2017 às 10:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os guardas civis municipais estão fazendo exame psicológico e treinamento / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

Os guardas civis municipais de Guarujá já podem portar armas de fogo. Decreto neste sentido foi publicado ontem no Diário Oficial do Município pelo prefeito Válter Suman (PSB), regulamentando o uso, baseado, entre outras leis, no Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal 13.022/2014). Guarujá é a terceira cidade de região a armar sua guarda. Praia Grande e São Vicente já haviam adotado a medida.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Entre os diversos artigos, o decreto prevê que para ter autorização para o porte, o guarda deve comprovar a realização de um treinamento técnico de no mínimo 60 horas para porte de armas de repetição e 100 horas para porte de armas semiautomáticas.

Continua depois da publicidade

O profissional também será submetido a requalificação profissional com, no mínimo, 80 horas por ano. O planejamento e a execução do treinamento serão de competência da GCM.

O prefeito anunciou o decreto à corporação na noite de terça-feira (24), durante a abertura da Semana da Guarda, no Teatro Procópio Ferreira, que contou com uma extensa programação em homenagem aos homens que estão na ativa e aos que já se foram. “A farda torna vocês um alvo, e estamos trabalhando para que tenham melhores condições no exercício do ofício. O decreto é um passo importante nesse sentido”, disse o chefe do Executivo.

Continua depois da publicidade

O mesmo afirma o secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Luiz Cláudio Venâncio Alves, ressaltando os próximos passos para a concretização do armamento. “Uma parte da guarda já passou por exame psicológico e outros também vão fazer. Depois tem o treinamento em centro especializado, assinatura de um convênio com a Polícia Federal e por fim procedimentos administrativos. Se correr tudo dentro do que estamos planejando, a expectativa é finalizar essas etapas até o início da temporada de verão”, afirma o titular da pasta.

Celebração

A celebração do 18º aniversário da GCM continua até sábado. Ontem, os guardas civis municipais participam de atividades culturais que envolvem teatro e cinema. Já hoje, às 9 horas, haverá um campeonato interno de futebol no Grêmio dos Funcionários Públicos (Rua Ranulfo Veríssimo, 50 – Jardim Las Palmas).

Continua depois da publicidade

Na sexta (27), às 10 horas, palestras sobre Educação Financeira e Saúde Funcional na sede da GCM (Rua Dr. Carlos Nehring, 405, no Jardim Helena Maria) e no sábado (28), também às 10 horas, apresentação do Canil no mesmo local.

A Guarda Municipal foi criada pela Lei 2730, de 26 de outubro de 1999, com o objetivo de zelar pelos próprios públicos e colaborar com a preservação da ordem e da segurança pública. A primeira turma iniciou suas atividades em 19 de abril de 2000.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software