Cotidiano

Guarda-vidas temporários reforçam segurança dos banhistas nas praias de Guarujá

Os 33 GVTs começam atuar na Operação Praia Segura por toda a orla do Município

Publicado em 25/12/2014 às 12:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A partir deste fim de semana, os banhistas que frequentam as praias de Guarujá e se dirigirem ao mar já estarão mais seguro. Os 33 guarda-vidas temporários (GVTs) começam a atuar na Operação Praia Segura por toda a orla do Município. A formatura da equipe aconteceu nesta quinta-feira (18), na Praça Horácio Lafer, na Enseada.

O reforço, incorporado a Operação Verão que começa na próxima sexta-feira (26), permitirá que os GVTS atuem por 40 horas semanais nas praias. Os guarda-vidas passaram por um treinamento com duração de três semanas. No curso aprenderam técnicas básicas de recuperação de afogados, atendimento hospitalar, prática de salvamento aquático, abordagens às vítimas de afogamentos, prevenção passiva/ ativa, além de conhecimentos elementares sobre o mar.

O assessor estratégico da Secretaria de Defesa e Convivência Social, Raimundo Silva Filho, pontuou a qualidade técnica dos formandos. “A cada ano tenho percebido que os candidatos, hoje GVTs, estão cada vez mais bem preparados. Fico muito feliz e o nível técnico está muito bom, assim como o interesse dos jovens por essa função” destacou     Silva.    

Já o responsável pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos, tenente Paulo Sérgio, disse ser muito importante essa apresentação dos GVTs à sociedade. “Esse é um dos momentos mais importantes dessa parceria com a Prefeitura, porque permite que possamos contar com o trabalho deles por 120 dias. No período mais alto da temporada todos já estarão atuando na faixa arenosa”, conta o tenente.

As praias mais movimentadas contarão com um número maior de guarda-vidas. A distribuição da quantidade dos homens por praia ainda não foi definida, mas todas terão reforço no cuidado com os banhistas. São elas: Enseada, Guaiuba, Tombo, Astúrias, Pitangueiras, Pernambuco, Perequê e Prainha Branca. O contrato dos GVTs tem validade de 120 dias.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os 33 guarda-vidas temporários (GVTs) começam a atuar na Operação Praia Segura por toda a orla do Município (Foto: Pedro Rezende/PMG)

O tenente-coronel Carlos Eduardo Smicelato, agradeceu a disponibilidade da Administração Municipal em contribuir com o Corpo de Bombeiros. “Quando o administrador tem esse cuidado, o trabalho de todos fica bem mais fácil. Quero dizer que todos estão muito bem preparados e contamos com vocês para cuidar dos cerca de 1,8 milhão de banhistas nas praias. Tenho certeza que eles estarão bem orientados, pois todos vocês estão capacitados para a função que irão desempenhar”, disse o coronel, que também agradeceu os instrutores do curso.

Aluno destaque do curso, Diogo Messias da Silva, 25 anos, está pela 3ª vez consecutiva atuando como guarda-vidas temporário e obteve a maior nota 9,7. “Pra mim foi uma meta alcançada. O ano passado coloquei como objetivo que iria ser o melhor e consegui. A cada treinamento eu procurava me esforçar mais para aumentar a nota e obter melhorar o resultado dia a dia. Para ser o primeiro, o segredo é dedicação e muita disciplina”, conta.

Uma das três mulheres que integram a equipe e a mais velha do grupo, Juliana Figueiredo da Silva, 37 anos, disse sentir-se muito feliz e satisfeita por estar entre os 33 guarda-vidas, depois de conseguir passar por uma seleção que contou com 90 inscritos e um treinamento bem rigoroso.

“É um momento especial porque há três anos queria participar do processo seletivo e não conseguia por conta do trabalho. Nesse ano deu certo. O melhor foi desbancar um monte de marmanjos. Isso me deu um ânimo muito grande”, comemora.

A prefeita Antonieta destacou que o Grupamento sempre terá o apoio da Administração Municipal. “É o carinho da gestão pelo trabalho que realizam e que reforça o trabalho da Polícia Militar, com maior segurança, orientação e o cuidado. A responsabilidade de vocês é muito grande, cuidar da segurança das famílias, permitindo um lazer tranquilo, com as instruções que vocês passarão. Aliás, vocês são anjos da praia, que ajudam os banhistas a aproveitar o mar com cuidado sem nenhuma surpresa desagradável”.

O evento também contou com a presença do secretário municipal de Defesa e Convivência Social, Antônio Carlos Viana, e do sub-comandante da Guarda, Mauro Noel de Jesus.

Perfil – O Corpo de Bombeiros traçou o perfil do afogado, que possui as seguintes características: homens (80%), solteiros (85%); faixa etária entre 14 e 25 anos (80%); moram fora da costa (75%); ingeriram álcool (40%); não sabem nadar (55%), e o horário dos afogamentos ocorre, normalmente, das 12 às 19 horas.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software