Continua depois da publicidade
A partir de segunda-feira (18), a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente ganhará reforços para o patrulhamento e ostensivo. Quarenta homens passarão a atuar com armas de condutividade elétrica, mais conhecida como arma de choque, depois de passar por um curso preparatório e exames psicológicos.
O chefe do Departamento de Instrução e Formação da GCM, Marcelo de Paula Lima, foi o responsável pelo treinamento dos agentes e ressalta que o armamento deve ser usado apenas por guardas treinados. “Essa arma é caracterizada como menos letal, disparando 50 mil volts em 5 segundos, dando mais autonomia e responsabilidade aos guardas”, completa.
O armamento foi entregue pelo Ministério da Justiça, por meio do programa “Crack, é possível vencer”, junto com outros equipamentos, dois automóveis equipados e caracterizados, duas motos de 300 cilindradas, 600 cartuchos para armas de condutividade elétrica e 300 sprays de pimenta. Até o fim do mês, o Município deve receber uma base móvel, com 20 câmeras e uma central de monitoramento para o combate à violência.
Continua depois da publicidade