Cotidiano

Guarda de SV flagra venda de aves silvestres na Feira do Rolo

Crime foi registrado no 1° DP, com multa de 21 mil reais ao infrator

Da Reportagem

Publicado em 01/06/2021 às 11:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os coleirinhos foram soltos em área de mata na Serra do Mar. Já os pássaros tico-tico e graúna foram encaminhados à Fundação Zoológico do Tietê, em São Paulo / DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE SV

Continua depois da publicidade

No último sábado (29), durante patrulhamento, a equipe do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente avistou um veículo comercializando animais silvestres na Feira do Rolo, que acontece na Rua Paraná, bairro Jardim Irmã Dolores.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Após avistar os agentes, o proprietário do automóvel fechou as portas do carro e fugiu, levando apenas uma gaiola que estava no chão junto com ele. 

Continua depois da publicidade

Houve perseguição e o vendedor acabou detido pelo Pelotão Ambiental. Na gaiola, estavam cinco pássaros da espécie coleirinho (Sporophila caerulescens). No porta-malas do veículo, os guardas encontraram duas gaiolas com um pássaro tico-tico (Zonotrichia capensis) e um pássaro-preto ou graúna (Gnorimopsar chopi), além de caixas furadas utilizadas para transportar os animais.

O vendedor foi encaminhado ao 1° Distrito Policial (DP) de São Vicente, onde foi lavrado o Termo Circunstanciado por crime ambiental, em conformidade com a lei 9.605/98, Art. 29, Inc. 1°- III, que prevê sanções penais e administrativas à venda ou transporte de animais silvestres. 

Continua depois da publicidade

Foram solicitados à Polícia Militar Ambiental um auto de infração e uma multa de 21 mil reais por abuso e maus tratos, além da exposição à venda dos animais silvestres.  

Os coleirinhos foram soltos em área de mata na Serra do Mar. Já os pássaros tico-tico e graúna foram encaminhados à Fundação Zoológico do Tietê, em São Paulo.

Denúncias

Continua depois da publicidade

Em caso de resgate ou denúncia, as pessoas devem ligar para a GCM, nos telefones 153 ou (13) 3467-7434.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software