Guarda civil de Praia Grande salvou o bebê de apenas um mês de vida / Divulgação/PMPG
Continua depois da publicidade
Um guarda civil municipal de Praia Grande salvou um bebê de apenas um mês de vida de um engasgo, no último final de semana. O caso aconteceu quando o profissional estava de folga em sua casa, no Bairro Maracanã. Ele é vizinho da família do bebê e, graças a técnicas aprendidas recentemente em um curso ministrado pela Guarda Civil Municipal (GCM), foi o responsável pelo desfecho feliz.
Luciano Santos de Paula Cruz, o GCM De Paula, conta que estava em casa quando ouviu a vizinha gritando. Inicialmente, pensou que se tratasse de um incêndio e correu para a casa ao lado. “Ao entrar, logo vi a mãe com o bebê no colo, desfalecido e bem roxinho. Mantive a calma, segurei ele no meu braço e usei a técnica para desengasgar”.
Continua depois da publicidade
A técnica que o GCM menciona foi aprendida recentemente durante o curso de qualificação profissional anual da corporação, cujo conteúdo prático inclui pronto-socorrismo. “Percebi a gravidade, mas consegui executar tudo até que o bebê começou a chorar e se mexer. Foi um alívio”, lembra, emocionado.
Também emocionados, os pais do pequeno Guilherme, Adriana Pereira dos Santos e Ricardo Leite Andrade estiveram nesta quarta-feira (26) na sede da GCM de Praia Grande para agradecer a atitude do guarda. “Muita gratidão por ele estar ali naquele momento. Moro lá há pouco tempo no bairro e não conheço muito bem as pessoas. Mas quando vi meu bebê daquele jeito, logo lembrei que o vizinho é guarda municipal e por isso gritei”, comentou a mãe.
Continua depois da publicidade
Adriana estava apenas com a mãe, já idosa, e com os gêmeos Guilherme e Laura quando começou a dar banho no menino. “Acho que ele se engasgou com a água da banheira mesmo. Na hora o desespero é muito e se não fosse por ele (De Paula) não sei como teria sido”.
Curso
Desde o início deste mês até outubro, todo o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande passa pelo Estágio de Qualificação Profissional Anual, exigência da Polícia Federal para a obtenção do porte de arma dos integrantes da corporação. O conteúdo inclui aulas de abordagem, uso de algema, defesa pessoal, direção defensiva, pronto-socorrismo e prática de tiro.
Continua depois da publicidade
“Esse tipo de ocorrência demonstra o quanto nossos guardas estão capacitados e prontos para ajudar quem precise”, observou o secretário de Assuntos de Segurança Pública da Cidade, José Américo Franco Peixoto. A capacitação constante dos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) é uma prioridade para o comando da corporação e para a Administração Municipal.