Cotidiano

Guarda Civil Municipal forma agentes como técnicos de equipamentos não letais e de menor potencial ofensivo

Esta semana, 18 agentes receberam certificação em razão do curso de instruções para o uso de equipamentos com nível de menor potencial ofensivo

Publicado em 21/07/2015 às 16:27

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Na última sexta-feira (17), a Guarda Civil Municipal de Guarujá realizou a certificação do curso de Técnicas e Tecnologias não Letais para os agentes da corporação, no Estádio Municipal Antônio Fernandes. Na ocasião, 18 GCMs receberam instruções a respeito do uso de armas e ferramentas classificadas como “equipamentos de menor potencial ofensivo”.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O curso de Técnicas e Tecnologias não letais teve duração de dois dias, com o primeiro dedicado ao conteúdo teórico, e o segundo dividido entre teórico e prático. A grade curricular varia do funcionamento de agentes químicos, até situações corriqueiras que os GCMs podem se deparar no dia-a-dia de trabalho. A realização fica por conta da Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social, por meio de Coordenadoria de Ensino Treinamento e Pesquisa (CETP) da Guarda.

Continua depois da publicidade

De acordo com o comandante da GCM, Mauro Noel de Jesus, a capacitação tem como objetivo qualificar e valorizar o profissional da corporação. “O conteúdo passado em aula é relacionado as situações em que nossos guardas encaram no cotidiano de trabalho”, explica. O comandante destaca também que a última fase da capacitação é a prova prática com os equipamentos exemplificados durante o curso, como a arma elétrica “spark”.

Noel conta que, até o momento, a Guarda Civil formou 100 agentes de sua tropa com a capacitação e que este número tende a crescer. “Nesta etapa, formamos 18 GCMs e esperamos formar mais 18 até o fim deste mês. O número cresce, pois faz parte do trabalho da guarda ser agente multiplicador, ofertando mais segurança para próprios públicos e a população”.

Continua depois da publicidade

Segundo o coordenador do CETP, GCM Oscar Luiz Braz Galvão, a função do setor é privilegiar o agente da Guarda, ofertando capacitações para que ele se qualifique e seja ainda mais valorizado. Segundo o coordenador, desde março a corporação teve ações e cursos voltados a diversos setores da Guarda Municipal. “Um exemplo do efetivo das ações do CETP é que, até o momento, tivemos Instruções Anuais Periódicas para grande parte da GCM, assim devemos atender toda a tropa até o fim do ano”, conta.

E para o GCM Edson de Souza Dourado, as capacitações obtidas até o momento trouxeram melhora no dia-a-dia do trabalho. Segundo ele, é necessário se atualizar constantemente, visto que, na Guarda, não há um cronograma exato de funções únicas que devem ser feitas em um dia. “Eu mesmo, por exemplo, trabalho no Canil da GCM, e foi muito produtivo o curso de postura, abordagem, busca e apreensão de drogas com a ajuda de cães. O curso foi com a GCM de São Caetano, o que proporcionou um envolvimento com outras tropas”, explica.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software