Cotidiano

Grupo se reúne há 11 anos para ir ao cinema no Litoral de SP; conheça a história

Fundada por Denis Miranda, a 'Turma do Cinema' possui mais de 200 membros e já carrega um grande legado

Gabriel Fernandes

Publicado em 16/01/2025 às 08:30

Atualizado em 16/01/2025 às 09:32

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Turma do Cinema reunida ao final da Sessão de Ano Novo, após conferir o longa nacional 'O Auto da Compadecida 2' / Denis Miranda/Arquivo Pessoal

Continua depois da publicidade

Ir ao cinema pode ser um passeio sem compromisso, mas não para os membros da "Turma do Cinema". Composto por quase 200 pessoas, o grupo frequenta semanalmente várias sessões cinematográficas em Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Fundada pelo profissional de marketing, Denis Miranda, a ação começou em 2013. Na época ele frequentava constantemente o Cine Roxy, sempre em um dia em específico. "Meu grande amigo Messias, sempre me acompanhava nas sessões das segundas, que na época era o único dia que havia meia-entrada".

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Rede de Cinema dará ingresso para quem se chamar 'Fernanda', nesta segunda (6)

• Cidade do interior de Minas é reconhecida como o berço do cinema nacional; entenda

• Maior sala de cinema da América Latina fica em São Paulo; conheça

Em suas visitas a sua "segunda casa", Denis sempre se encontrava com outros amigos, mas todos iam em filmes diferentes. Diante disso, ele resolveu criar um convite para que eles fossem em uma mesma sessão, e disparou nas redes sociais.

O primeiro encontro aconteceu em agosto de 2013, para o conferirem "Percy Jackson e o Mar de Monstros", no próprio Roxy. 

Continua depois da publicidade

O tempo foi passando. Aos poucos, pessoas se depararam com as chamadas para as sessões nas redes sociais e os próprios membros começaram a chamar os amigos. 

Como é o caso do Administrador de Empresas, Jorge Morgado, que por conta de realizar vários eventos, recebeu um convite de um membro da Turma. "Era diretor do 'Lar Espírita Grupo da Prece' em São Vicente, e minha amiga Thais me convidou para ir em um evento que seria seu aniversário", comenta Morgado. 

"Meu primeiro filme com eles foi 'Transformers - A Era da Extinção'. Era o número 23. Nos primeiros anos não faltava em nada, e às vezes, ia em mais de uma atividade durante o dia".

Continua depois da publicidade

Algo similar aconteceu com a esteticista e naturopata, Gloria Ponce, que não só notou o grupo pelas redes sociais, como recebeu o convite de uma amiga para participar.

"Conhecer as histórias dos membros e ver pessoas que estavam bastante abaladas emocionalmente, mais felizes, é muito gratificante. Principalmente nas campanhas de auxílio para desamparados, animais e meio ambiente", comentou.

Durante os 11 anos da Turma, Denis também já presenciou situações onde o grupo serviu como auxílio emocional para as pessoas. Como é o caso da aposentada Tânia Aparecida Martins Leal, pois os encontros a ajudaram a superar uma situação delicada. 

Continua depois da publicidade

"Estava saindo de um processo de luto pela perda de um filho, e aceitei o convite de uma amiga para ir ao Cine Roxy. Quando cheguei lá, não entendi nada e ela me apresentou ao Denis [Miranda]", recorda.

"Esse grupo me ajudou a voltar a viver e me relacionar com as pessoas. Estava afastada e sem amigas, mas na Turma fiz grandes amizades", comenta.

Sessões Temáticas

Até o fechamento desta matéria a Turma do Cinema já assistiu 1.187 filmes, com o grupo sempre comemorando a cada sessão centenária. Para isso, sempre é planejado alguma festividade, seja no hall de entrada do Cine Roxy ou pelos arredores do Cineflix, no Miramar Shopping.

Continua depois da publicidade

"Em 25 de setembro de 2023 era o filme de número 1.000, e conferimos  'Os Mercenários 4'. Antes da sessão teve um coquetel, com salgadinhos, doces e até um fotógrafo. Todos estavam com roupas estampando o logo da Turma do Cinema e a sala estava lotada", comenta Denis. 

Mesmo com essa meta sendo alcançada, para ele a mais marcante foi a de número 700. "Era uma Sessão de Ano Novo, todos fomos de branco e lotamos a Sala 5 do Cine Roxy, com quase 400 pessoas para assistir 'Minha Mãe é uma Peça 3'". 

Ele ainda cita que outras idas memoráveis foram para conferir os longas "Mulher Maravilha", "Pantera Negra" e "Eduardo e Mônica".

Continua depois da publicidade

Além destas, o grupo realiza sessões temáticas em prol de festividades como natal, ano novo e páscoa; aniversariantes do mês (sessão brigadeiro) e terror (voltada apenas para títulos do gênero). A dinâmica é a mesma das sessões centenárias, só que os membros também usam roupas que combinem com a situação.

Passeios além do cinema

Antes das sessões, os membros normalmente se encontram para tomar algum café em estabelecimentos próximos ao Cineflix, Cine Roxy ou até mesmo no Cine Arte Posto 4. Com o aumento do número de membros cada vez mais recorrente, Denis pensou em uma solução.

"Resolvi transformar a Turma em algo multicultural, que não abrange somente os filmes. Para isso, criei uma agenda que leva shows, teatro, passeios em São Paulo, viagens, encontros em bares e restaurantes. Procuro sempre diversificar a grade, para atender todos os gostos".

Continua depois da publicidade

O grupo ainda participa mensalmente do 'Momento de Espiritualidade'. "Uma vez por mês convido a Turma para participar de palestras sobre o bem e alguma coisa que fortaleça o nosso espírito", comenta Denis.

Além dos passeios, o grupo ainda costuma realizar festas temáticas para os aniversariantes do mês. "Fizemos eventos e os esquentas na minha casa", recorda Morgado, que chegou a ser um dos membros a desfilar com o grupo no carnaval de 2016, em uma ala sobre cinema.

"A Turma do Cinema foi convidada para desfilar pela União Imperial. Fomos aos ensaios, compramos as fantasias e claro, a concentração foi na minha casa". 

Continua depois da publicidade

Pandemia

Como os cinemas se mantiveram fechados durante boa parte do período de lockdown, o grupo não se deixou abalar e procurou soluções que fossem plausíveis para continuarem a união.

"Durante a pandemia, ela se fez presente com as nossas lives e o' Cinema em Casa'", recorda Morgado do período onde as sessões de cinema se transformaram em dicas de títulos nas plataformas de streaming.

Além disso, a Turma também realizava lives diárias com os membros que compartilhavam suas histórias de vida, e claro, as interações sempre se encerravam com o membro cantando a música "Evidências" (que se tornou a música tema do grupo).

Como participar?

Para se tornar membro da Turma do Cinema, a regra é bem simples. Basta entrar em contato nas redes sociais do grupo (@turmadocinema.oficial), e se programar para ir em, pelo menos, uma sessão de cinema por mês.

Sem fins lucrativos, a única transação financeira para ser sócio é opcional. A arrecadação é convertida nas festividades e na possibilidade de descontos em eventos promovidos para os membros como shows de stand-up comedy, teatro e viagens.

"Criamos parcerias com bares, restaurantes, produtores de shows, teatro, agências de viagem, que sempre trazem preços diferenciados para os membros", afirma Denis.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software