Grande Rio ficou em sétimo lugar no carnaval carioca, com 268.7 pontos / Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Classificada em sétimo no carnaval carioca, com 268.7 pontos, a Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, que homenageou a Cidade de Santos, teve a pior colocação desde 2004, quando ficou em 10º lugar. Também este ano, a escola de Duque de Caxias, após 12 anos, não irá participar do desfile das campeãs, que ocorre no próximo sábado, quando somente as seis primeiras desfilam.
O resultado já era esperado pela maioria dos santistas. A Grande Rio ficou longe de mostrar a história de Santos, apostou suas fichas no prestígio de Pelé e Neymar, perdendo cinco décimos nos quesitos samba-enredo e enredo, sendo quatro décimos somente neste último. A escola também perdeu quatro décimos em fantasia – outro quesito muito criticado pelos santistas por intermédio das redes sociais - e não foi bem em harmonia. Outra pontuação que não foi a contento ocorreu no quesito alegoria e adereços, em que perdeu mais três décimos.
Continua depois da publicidade
Vale lembrar que, em 2011, a escola desfilou hors concours, fora da competição, porque em sete de fevereiro daquele ano, um incêndio atingiu a Cidade do Samba. Três escolas de samba foram atingidas, sendo a Grande Rio a principal afetada, perdendo as quatro mil fantasias e as oito alegorias, totalizando um prejuízo de 10 milhões de reais.
A campeã do Rio de Janeiro em 2016 foi a Estação Primeira de Mangueira, que homenageou a cantora Maria Bethânia. A Verde Rosa obteve nota 10 em quase tudo, perdendo apenas dois décimos em comissão de frente. Na contagem final, a Estação Primeira obteve 269.8 de pontos. Ele foi seguida até o fim pela Salgueiro. O quesito de desempate foi alegoria e adereço.
Continua depois da publicidade