Ideia do Ministério da Previdência é pagar a primeira parcela da gratificação nos próximos meses / Divulgação/Anasp
Continua depois da publicidade
O governo quer antecipar o pagamento das parcelas do 13º deste ano aos aposentados e pensionistas do INSS. A decisão aconteceu depois da aprovação do Orçamento da União pelo Congresso. A ideia do Ministério da Previdência é pagar a primeira parcela da gratificação em abril e a segunda em maio.
O processo já foi enviado ao Ministério da Fazenda, e a expectativa é que o decreto que permite a antecipação das parcelas seja assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o começo de abril. A folha do INSS começa a rodar na segunda semana de cada mês.
Continua depois da publicidade
Uma das justificativas para a decisão é que a medida não possui impacto fiscal e altera apenas o fluxo de pagamentos no exercício. Originalmente, o 13º salário é pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro.
Recebem o abono os segurados e dependentes da Previdência Social que, durante o ano de 2024, receberam aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
Continua depois da publicidade
O governo entende que a estratégia serve para movimentar o comércio e dar um gás na economia, e agora em 2025, falando em números, essa "injeção" financeira deve girar em torno de R$ 70 bilhões.
O pagamento do benefício sempre começa no dia 25 de cada mês para quem ganha até um salário mínimo. Acima disso, o crédito é feito nos cinco primeiros dias úteis de cada mês.