Continua depois da publicidade
A EMTU/SP estendeu por mais 30 dias o prazo para que a população da Baixada Santista e os turistas que frequentam a região possam conhecer a Estação Modelo e o protótipo do Veículo Leve sobre Trilhos - VLT, previsto para circular em fase de testes na Baixada Santista a partir do segundo semestre de 2014.
A réplica do VLT encontra-se em exposição na Avenida Ayrton Senna da Silva, altura do número 500, junto ao teleférico, em São Vicente, diariamente das 9 às 21 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Desde 15/11/2013, quando foi inaugurada, a Estação Modelo já foi visitada por 22 mil pessoas.
O protótipo que está aberto à visitação é de um dos carros das extremidades do VLT, onde ficam os sistemas operacionais e os aparelhos de controle dos 22 veículos que farão parte da frota. Os três primeiros veículos serão produzidos na Espanha e os demais no Brasil. Cada VLT terá sete carros em aço inoxidável, bidirecionais, com tração múltipla de até dois veículos acoplados; ar condicionado; comprimento de 43,7 metros e piso rebaixado na altura da plataforma e capacidade para 400 passageiros.
Na Estação Modelo, os usuários podem conhecer melhor o sistema de transporte público que o Governo do Estado de São Paulo está implantando e os benefícios previstos para a população da Baixada Santista. Podem também acompanhar o andamento das obras e se informar sobre as próximas etapas do empreendimento, até a entrega do primeiro trecho Barreiros/Conselheiro Nébias, previsto para iniciar testes em junho de 2014.
Continua depois da publicidade
VLT da Baixada Santista
O VLT faz parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), projeto de reestruturação do transporte público da Baixada Santista. O primeiro trecho, já em obras, faz a ligação de 11,1 km entre São Vicente (Barreiros) e Conselheiros Nébias (Santos) até o Porto. A segunda etapa terá mais 5,8 km de extensão entre a Estação Conselheiro Nébias até o Terminal Valongo, no centro velho da cidade de Santos. Estes dois trechos, totalizam 16,9 km de extensão e serão totalmente integrados às linhas de ônibus metropolitanas e municipais, atendendo diretamente cerca de 70 mil passageiros/dia.
Continua depois da publicidade