A consulta pública fica disponível até o dia 20 de dezembro e quer saber o que a sociedade pensa sobre o tema / Divulgação
Continua depois da publicidade
Na última segunda-feira (4), o Governo do Estado de São Paulo iniciou de forma oficial o seu plano para o enfrentamento aos impactos das mudanças climáticas. O primeiro passo acontece através de uma consulta pública.
Em suma, o sistema de organização foi separado em cinco grandes tópicos: biodiversidade, saúde única, segurança alimentar e nutricional, segurança hídrica e zona costeira.
Continua depois da publicidade
A consulta pública fica disponível até o dia 20 de dezembro e quer saber o que a sociedade pensa sobre o tema.
Avaliação dos impactos das mudanças climáticas na costa paulista e no oceano relacionados a variáveis geológicas, oceanográficas, climáticas e hidrometeorológicas (eventos extremos).
Continua depois da publicidade
Avaliação dos impactos da mudança do clima sobre a disponibilidade hídrica, tanto em relação à qualidade quanto à quantidade, para usos múltiplos.
Avaliação desses impactos no comprometimento de processos, funções e serviços ecossistêmicos, e da conservação de espécies.
Avaliação dos impactos sobre a saúde das pessoas, dos animais e dos ecossistemas.
Continua depois da publicidade
Avaliação desses impactos na produção e qualidade de alimentos (agricultura familiar) e na capacidade dos cidadãos de acessá-los.
Trabalha as dimensões de raça, gênero, idade, renda e grupos étnicos na definição e seleção das ações e subações de adaptação e resiliência climática para atender às populações vulnerabilizadas.
Avaliação dos impactos da existência ou da ausência das infraestruturas de logística, energia, saneamento, saúde e habitação nos demais eixos, sob a ótica das mudanças climáticas.
Continua depois da publicidade