Cotidiano

Governo de SP entrega lancha reformada para travessia de balsa no Litoral de SP

Com um repasse de 4,5 milhões a embarcação reformada tem capacidade para 190 passageiros e é a nona reparada pelo governo

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário do Litoral

Publicado em 16/10/2024 às 13:35

Compartilhe:

A embarcação atuará na travessia que interliga o município de Cananéia ao distrito de Ariri / Divulgação/Governo de SP

O Governo do Estado de São Paulo entregou, nesta segunda (14), a lancha Canéu, que atuará na travessia que interliga o município de Cananéia ao distrito de Ariri, no Litoral Sul de São Paulo.

Com um repasse de 4,5 milhões a embarcação reformada tem capacidade para 190 passageiros e é a nona reparada por essa gestão e entregue aos usuários do sistema de travessias, resultando no valor total de R$ 62,6 milhões exclusivamente neste tipo de serviço.

O trabalho inclui a recuperação total da estrutura, a revisão completa do sistema de geração de energia, a instalação de um sistema de câmeras para monitoramento remoto da praça de máquinas e auxílio nas manobras, a revisão de todos os equipamentos de navegação e comunicação e do sistema de climatização, com a substituição dos aparelhos de ar-condicionado, entre outras melhorias.

De acordo com subsecretário de Logística e Transportes da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, Denis Gerage Amorim, a modernização da embarcação visa proporcionar mais segurança e conforto aos usuários do serviço de travessia de lanchas, além de garantir a qualidade do serviço prestado pelo governo do estado.

“Esse é um importante investimento para o município de Cananeia e distrito de Ariri, que agora contam com uma embarcação mais segura, confortável e rápida, impactando diretamente na qualidade de vida de nossos usuários. A reforma da Lancha Canéu integra o Programa de Modernização da Frota das Travessias”, destaca.

A travessia Cananeia/Ariri é realizada por lanchas que transportam exclusivamente pedestres e ciclistas. O percurso, com extensão aproximada de 37,6 quilômetros, é feito em cerca de três horas e meia e atende às comunidades ribeirinhas de Marujá e Pontal, sendo praticamente a única forma de transporte dessas populações.

A travessia também é muito procurada por amantes do turismo ecológico. A região é tombada como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas (Unesco). Em 2024, já foram realizadas mais de 200 viagens entre os municípios.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Vazamento de esgoto causa mau cheiro em praia do litoral de SP

A praia do bairro Maracanã, em Praia Grande, está sofrendo com o mau cheiro causado pelo vazamento de uma tubulação de esgoto

Nacional

Novas regras para o Pix começam a valer em 1° de novembro; saiba mais

Para torná-lo mais seguro, o mecanismo de transferências Pix sofreu algumas alterações

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter