MOBILIDADE
De acordo com o Detran-SP, a redução é em comparação a janeiro do ano passado; no primeiro mês de 2023 foram registradas 94 mortes e neste ano o número caiu para 79
Já nas estatísticas gerais de óbitos no trânsito em todo o Estado, houve aumento de 13,7% das mortes (424 contra 373) / Divulgação/Governo de SP
Continua depois da publicidade
De acordo com o Infosiga SP, sistema ligado ao Detran-SP e gerenciado pelo programa Respeito à Vida do Estado de São Paulo, foi registrado uma queda de 16% em mortes de pedestre no mês de janeiro deste ano se comparado com o mês período do ano passado. Em janeiro de 2023 foram registrados 94 mortes. Já neste ano o número caiu para 79.
Na mesma comparação, foram registrados 13.585 sinistros com vítimas não fatais no último mês, contra 13.317 no mesmo período de 2023, aumento de 2% nos acidentes sem óbitos em todo o estado.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Já nas estatísticas gerais de óbitos no trânsito em todo o Estado, houve aumento de 13,7% das mortes (424 contra 373). No caso dos automóveis, o crescimento é de 17% – 100 óbitos em janeiro de 2023 e 117 em 2024. As bicicletas tiveram aumento de 33,3% – 28 mortes em 2024 contra 21 no primeiro mês de 2023.
Continua depois da publicidade
Já as mortes em acidentes envolvendo motocicletas registraram aumento de 24,3% no comparativo entre janeiro de 2023 e 2024. Foram 169 óbitos neste ano contra 136 em 2023.
Infosiga
Para analisar de forma ainda mais qualitativa os dados referentes ao trânsito paulista, incluindo a identificação de iniciativas preventivas eficientes, está sendo estruturado o novo Observatório Estadual de Trânsito, sob coordenação do Detran-SP. O Observatório trará o Infosiga com informações na nuvem, com maior capacidade de processamento e de escalabilidade, mediante um investimento de R$ 9 milhões em tecnologias e inteligência artificial.
Continua depois da publicidade
Com a base de dados mais completa, será possível realizar o cruzamento de informações sobre condutores habilitados e veículos registrados no estado de São Paulo, além das infrações de trânsito cometidas pelos motoristas, para fins de geração de informações visando adoção de políticas públicas voltadas à segurança viária. Há previsão também de cruzamento desses dados com informações de sistemas da Secretaria da Saúde, Instituto Médico Legal, Artesp, DER, cartórios de registro civil e do aplicativo de trânsito Waze, entre outros.
Conscientização
A tendência de redução nos óbitos no trânsito de São Paulo, em paralelo ao aumento constante dos sinistros não fatais, confirma a importância das ações e campanhas frequentes de conscientização sobre às leis de trânsito, com vistas à preservação da vida. Toda vida importa; nenhuma morte no trânsito é aceitável. Na última campanha do Detran-SP, veiculada durante o Carnaval 2024, o foco foi o respeito à vida, às leis de trânsito e ao uso do cinto de segurança, com o tema “Por um Carnaval Melhor na Rua, na Avenida e na Estrada”.
Continua depois da publicidade
Respeito à Vida
Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, o Respeito à Vida, um dos maiores programas de redução aos sinistros de trânsito do Brasil, atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Gerido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, por meio do Detran-SP, envolve ainda as secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.
Só em 2023 foram investidos mais de R$ 302 milhões em iniciativas voltadas à prevenção de ocorrências e à sinalização em municípios paulistas. O programa também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que publica mensalmente estatísticas sobre vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado.
Continua depois da publicidade
Ainda mobiliza a sociedade em torno de temáticas relacionadas à preservação de vidas no trânsito, por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.
Além do Respeito à Vida, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo adota programas permanentes de ações de Educação para o Trânsito, como Cidadania em Movimento e Educação Viária é Vital.
Detran-SP
Continua depois da publicidade
O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.
Atualmente, está implementando gradualmente a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP são feitos de forma digital.
Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.
Continua depois da publicidade
Texto sob supervisão de Matheus Herbert
Continua depois da publicidade