Cotidiano

Governo conclui audiências públicas sobre o Túnel Santos-Guarujá

Investimento bilionário visa melhorar a mobilidade urbana e impactar positivamente milhares de pessoas diariamente

Da Reportagem

Publicado em 20/04/2024 às 10:30

Atualizado em 20/04/2024 às 18:49

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Terceira audiência pública aconteceu na última sexta-feira (19) / Divulgação/Artesp

Continua depois da publicidade

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) concluiu as três Audiências Públicas programadas para discutir o projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá, uma iniciativa estratégica para a mobilidade urbana e o desenvolvimento regional da Baixada Santista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o projeto prevê investimento total de R$ 5,96 bilhões. Deste total, 86% serão provenientes de aporte público, distribuídos igualmente entre o Governo de São Paulo e a União, com participação da iniciativa privada por meio de uma parceria público-privada (PPP). 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Avanço! Guarujá instala 174 lâmpadas de LED no Túnel da Vila Zilda

• Saiba quanto irá custar a tarifa para travessia no túnel Santos-Guarujá

• Enquete: População não aprova nome de Pelé em túnel entre Santos e Guarujá

A última audiência, realizada nesta sexta-feira (19), na Autoridade Portuária de Santos (APS), contou com grande participação de representantes da sociedade civil, autoridades locais e especialistas. Durante as audiências, mais de 70 manifestações foram registradas, evidenciando o engajamento e a participação da comunidade nas discussões sobre o projeto do Túnel Imerso.

Milton Persoli, Diretor Geral da Artesp, destacou a importância dessas Audiências Públicas: "Junto com a consulta pública, essas audiências são mais que importantes, são extremamente necessárias, elas trazem a população para dentro do projeto.  Estamos desde o começo comprometidos em dialogar com a comunidade e especialistas visando aprimorar ainda mais este projeto vital para a infraestrutura e a qualidade de vida na Baixada Santista".

Continua depois da publicidade

Persoli também enfatizou a complexidade e os benefícios do projeto: "Com uma profundidade de 21 metros, será o primeiro túnel imerso do tipo na América Latina. Uma inovação que reduzirá os atuais 40 quilômetros em rodovias ou a travessia por balsa por um percurso de 870 metros."

O Túnel Santos-Guarujá representa uma obra de engenharia singular, projetada para melhorar significativamente a conexão entre as cidades de Santos e Guarujá, reduzindo o tempo de deslocamento em até 50 minutos. Com uma extensão total de 1,5 km, o túnel imerso de 870 metros incluirá três faixas de rolamento por sentido, com uma faixa adaptável para receber o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de uma ciclovia e uma via compartilhada para pedestres.

O conteúdo completo das Audiências Públicas ficará disponível no canal da Artesp no YouTube, garantindo transparência e acesso público.

Continua depois da publicidade

Para mais informações sobre o projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá, acesse o site da Artesp: Projeto Túnel Imerso Santos-Guarujá.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software