Continua depois da publicidade
O governador Geraldo Alckmin participou neste domingo, 7 de junho, no parque Villa Lobos, do encerramento das atividades da Semana do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado oficialmente no dia 5 de junho.
Foram entregues 33 viaturas de fiscalização ambiental, sendo 6 especiais para transporte de animais apreendidos. Os veículos foram adquiridos no âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista (PDSLP) e auxiliarão nas rondas nas áreas objeto do projeto. A fiscalização ambiental visa conter a expansão de núcleos populacionais irregulares, especialmente nos municípios do Litoral Norte e Baixada Santista.
"A comemoração da Semana do Meio Ambiente aqui em São Paulo nós estamos fazendo com muito trabalho. Entregamos também 33 viaturas para a fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e da Polícia Ambiental, e fazendo parte desta comemoração demos mais um passo no Programa Nascentes lá no município de Joanópolis, na cabeceira do Sistema Cantareira. Nós vamos plantar 6 milhões de árvores nativas em 700km de córregos, rios, nascentes com matas ciliares em 4,4 mil hectares. Um trabalho bem grande sendo feito, e esta é só a primeira fase. Nós estamos cultivando essas mudas nos viveiros de 17 penitenciárias do Estado", lembrou Geraldo Alckmin.
Continua depois da publicidade
Também aconteceu no Parque Villa-Lobos a assinatura do Convênio Defesa das Águas, que visa ao incremento das ações de fiscalização, monitoramento e contenção ambientais nas áreas de proteção dos mananciais localizadas no município de São Paulo.
Ainda neste domingo, foi lançado o selo comemorativo ao Dia do Meio Ambiente. O selo especial foi feito em homenagem à primeira Arara-Azul-de-Lear (Anodorhynchus leari) nascida em cativeiro no hemisfério sul, fato ocorrido no Zoológico de São Paulo, em abril de 2015. Seu nascimento demonstra a importância das atividades de pesquisa, reprodução e recuperação de espécies ameaçadas de extinção.
Entrega da Medalha João Pedro Cardoso
Continua depois da publicidade
A medalha “João Pedro Cardoso” premia personalidades que contribuem de maneira relevante para a educação, preservação e recuperação ambiental de São Paulo. Neste ano, foram homenageados Washington Novaes (jornalista, documentarista, diretor e produtor) e representantes das instituições que atuaram no combate ao incêndio em tanques de combustíveis em Santos, em abril passado: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Cetesb.
"A secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglesias, prestou uma justa homenagem com a medalha João Pedro Cardoso, que instituiu o Dia da Árvore no Brasil, a pessoas que se dedicam à área da sustentabilidade e do meio ambiente", destacou o governador.
Operação Corta Fogo 2015
Continua depois da publicidade
Com o objetivo de informar a população sobre as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no âmbito do Governo do Estado de São Paulo, foi realizado o lançamento da edição 2015 da operação.
A ocorrência de incêndios florestais é atualmente considerada uma das grandes ameaças à biodiversidade e um dos principais problemas de degradação ambiental das Unidades de Conservação, além de causar aumento da poluição do ar e afetar a saúde da população.
Frente a este quadro, o Governo do Estado de São Paulo criou e desenvolve o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, denominado Operação Corta Fogo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA), por meio da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA). A operação envolve e articula, ainda, a ação de diversos órgãos, como o Corpo de Bombeiros, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, a Polícia Militar Ambiental (PAmb), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a Fundação Florestal (FF) e o Instituto Florestal (IF).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade