Cotidiano

GCMs de Guarujá entram no mar e salvam jovem que se afogava na Praia da Enseada

Guardas Municipais Eliandro e Bianch, durante patrulhamento de moto pela avenida, avistaram o momento em que o jovem se debatia na água e correram para ajudar

Da Reportagem

Publicado em 23/01/2024 às 11:15

Atualizado em 23/01/2024 às 11:16

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O salvamento foi registrado em vídeo e foto por banhistas que estavam no local. / Divulgação/Imprensa do Guarujá

Continua depois da publicidade

A agilidade de dois guardas civis municipais (GCMs) de Guarujá salvou a vida de um jovem de 18 anos, morador da Cidade, que se afogava na Praia da Enseada. A ocorrência, registrada no último domingo (21), terminou com um final feliz, depois da dupla que fazia patrulhamento de moto pela Avenida Miguel Estéfano, enxergar o jovem se afogando e entrar no mar para salvá-lo. O salvamento foi registrado em vídeo e foto por banhistas que estavam no local.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O GCM Plinio Bianch de Souza, de 42 anos, ao observar o jovem se debatendo na água, imediatamente avisou o colega Eliandro Ferreira de Oliveira, de 44, e correram para a água. Enquanto isso, os GCMs Leopoldino dos Santos Junior e Francisco Douglas Gomes do Nascimento pediram reforço ao Corpo de Bombeiros.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Leonardo Branco e Hugo Russo superam maratona e faturam BT200 do Guarujá

• Estado observa Santos, PG, Guarujá, Ubatuba e São Sebastião no topo de destinos turísticos

• Em Guarujá, proibição de caixas de som tem 'drible' a fiscais e protesto de banhistas

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"De longe, conseguimos ver que o banhista se batia muito, afundava, voltava de novo. Só pensamos em tirar o rapaz daquela situação, então corremos para o espelho d'água, tiramos o equipamento, que ficou sob o cuidado de outro guarda, e entramos na água", conta Eliandro.

Continua depois da publicidade

Dentro da água, a dupla salvou, ainda, outro rapaz que tentava ajudar a vítima que se afogava. "Eles já estavam depois da arrebentação, então era necessária uma intervenção rápida para vencer a correnteza. Quando os guarda-vidas temporários apareceram para prestar o socorro, nós já havíamos controlado a situação dentro da água", lembra Eliandro.

Com o apoio de equipamento adequado (flutuadores), a vítima foi retirada da água e identificada. O rapaz não chegou a perder a consciência e foi atendido apenas por estar nervoso após o trauma sofrido. "A única sensação é de gratidão a Deus, por nos usar em prol ao próximo, sempre fazendo o bem", resume Eliandro.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software