Cotidiano

GCM de Praia Grande terá esquema especial no Carnaval

Entre as ações estão operações de fiscalização e apoio em eventos.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 07/02/2013 às 20:19

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande montou um esquema especial para os dias de Carnaval com o objetivo de garantir um feriado tranquilo a moradores e turistas. Entre as ações, está a realização de operações integradas com a Polícia Militar, Secretaria de Trânsito (Setran) e Secretaria de Finanças (Sefin), com foco principalmente no abuso quanto ao volume de som de veículos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para montar escalas extras de trabalho, o comando da GCM suspendeu as folgas dos guardas nos quatro dias do feriado. Assim, de acordo com o sub-comandante da corporação, Luiz Fernando Zeferino dos Santos, será possível dar apoio a eventos como os bailes da Estação Verão, que acontecem em tendas montadas na orla da praia, e também no Carnaval da Família, que será realizado nos dias 11 e 12, na Passarela do Samba João Apolônio, localizada no Pólo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, no bairro Sítio do Campo.

A prioridade na atuação da GCM é a proteção ao patrimônio público e ao cumprimento do Código de Posturas Municipal. Entretanto, muitas vezes membros da corporação são acionados também em ocorrências de roubo e furto.

Além das viaturas, a GCM trabalhará com as Bases Comunitárias. Duas delas serão mantidas nos bairros Guilhermina e Ocian, recebendo reforço no contingente, e outras duas, que são móveis, ficarão no bairro Caiçara e outros pontos estratégicos, como a passarela do samba. Os quadriciclos e os carrinhos elétricos também estarão realizando os patrulhamentos com foco principalmente nas situações previstas no Código de Posturas do Município. O Canil também participará das operações.

Continua depois da publicidade

A prioridade na atuação da GCM é a proteção ao patrimônio público (Foto: Divulgação)

Outra medida que foi tomada pelo comando da GCM foi a ampliação do período de fiscalização por parte do grupamento de Guarda Costeira, já que a previsão é de que o movimento de embarcações como lanchas e jet-skis seja intenso.

O subcomandante observou ainda que o bom senso deve prevalecer durante as brincadeiras de Carnaval. “Trata-se de uma época festiva e se todos fizerem sua parte, tendo cuidados para não extrapolar no consumo de bebida alcoólica e não exagerar nas brincadeiras, todos poderão se divertir com segurança”.

Continua depois da publicidade

Atualmente, a GCM tem um efetivo de 300 guardas que, para cumprir a missão de proteger bens, serviços e instalações municipais e servir a sociedade, contam com 23 automóveis, duas bases comunitárias móveis, dois quadriciclos, 10 motocicletas, um ônibus, um barco de alumínio, dois botes infláveis, além do apoio do Canil, com um efetivo de 12 cães. Além disso, é a única Guarda Municipal armada da região. O telefone da Guarda Civil Municipal é 199.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software