Cotidiano

Gabinete do secretário de Saúde passa a funcionar dentro do PS Central

Medida foi anunciada pela prefeita Marcia Rosa em visita ao local na tarde desta quarta-feira (21)

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 21/08/2013 às 20:24

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Em visita ao Pronto Socorro Central, na tarde desta quarta-feira (21), a prefeita Marcia Rosa anunciou a transferência do gabinete do secretário de Saúde para dentro da unidade. O objetivo é melhorar o atendimento à população otimizando os serviços no equipamento, além de assegurar a qualidade no fluxo de pacientes do PS Central para o Hospital Municipal. "Minha determinação é para que a população seja atendida pela equipe gestora da Saúde. Assim, as pessoas poderão ser ouvidas e os problemas resolvidos rapidamente. Temos de trabalhar para oferecer o melhor para quem precisa de atenção médica", explica.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Além do secretário Carlos Alberto Yoshimura, a Ouvidora da Saúde, Lúcia Rocha, também passará a cumprir o expediente no PS Central. A munícipe Maria Antonia Castro elegiou a medida. "Achei uma ótima ideia colocar os responsáveis pela saúde dentro do PS porque assim eles podem ver as necessidades no atendimento e a gente pode dar sugestões para melhorar. Uma decisão mais que acertada".

O Pronto Socorro Central realiza cerca de 500 atendimentos por dia, número que inclui muitos moradores de cidades vizinhas. Contribui para isso fatores como a proximidade geográfica que permite, por exemplo, que a população da área continental de São Vicente chegue mais rápido ao Centro de Cubatão do que ao do seu próprio município e também o acesso fácil por Cubatão ser cortada por várias rodovias que a ligam a toda a região. Além disso, a saúde publica cubatense é considerada uma das melhores da região, sendo uma das únicas a possuir um hospital municipal de grande porte, com atendimento pelo SUS - Sistema Único de Saúde.

O gabinete do secretário de Saúde passará a funcionar dentro do PS Central, em Cubatão (Foto: Arquivo/DL)

Continua depois da publicidade

Para o secretário de Saúde, a atuação dentro do PS será uma oportunidade de melhoria na gestão de toda a oferta de saúde do município, "Os dias no PS Central servirão para compreender de maneira mais efetiva a  dinâmica do atendimento e da integração com o Hospital Municipal. E para criar, junto com a equipe, maneiras de melhorar o acolhimento e atender de forma mais efetiva todos os pacientes".

Integrado

Desde que assumiu a secretaria de Saúde, em 3 de junho passado, o cirurgião plástico Carlos Alberto Yoshimura tem percorrido as diversas unidades do setor para ouvir os servidores e verificar as necessidades de cada serviço. As visitas estão direcionando a adoção de medidas e a expectativa é a de gerar com isso reflexos positivos para os usuários do SUS em Cubatão.

Continua depois da publicidade

O Conselho Municipal de Saúde, formado por representantes da Prefeitura e de diversos segmentos sociais, também tem sido constantemente ouvido pelo secretário. O objetivo é compartilhar a gestão da Saúde e cumprir uma das premissas do SUS, que é a participação popular. Recentemente, as pré-conferências municipais da Saúde percorreram vários locais e deram voz aos moradores, que puderam se manifestar com sugestões, opiniões, reclamações e mostrar o direcionamento que pretendem dar ao setor da Saúde em Cubatão.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software