Cotidiano
Com a morte de Francisco, ainda nesta segunda-feira (21), o rito de passagem da liderança máxima do Vaticano segue exatamente os pedidos deixados por ele, realizados em abril de 2024
Papa Francisco também era Jesuíta / Vatican News/Divulgação
Continua depois da publicidade
A morte de um papa é sempre um assunto que traz consigo muita especulação sobre o futuro da Igreja Católica.
Com a morte de Francisco, ainda nesta segunda-feira (21), o rito de passagem da liderança máxima do Vaticano segue exatamente os pedidos deixados por ele, realizados em abril de 2024.
Continua depois da publicidade
Ao contrário de seus antecessores, ele não passará pelo tradicional Palácio Apostólico.
Assim sendo, o corpo do papa será levado até a histórica Basílica de São Pedro. No local, estão sendo preparados detalhes importantes da cerimônia de velório.
Continua depois da publicidade
O movimento de escolha do novo papa já está sendo elaborado. Um brasileiro está entre preferidos para ser novo Papa; confira lista de cardeais.
Outro ponto que chama atenção na escolha do argentino é sua preferência por um caixão simples, sem nenhum luxo, que ficará disposto no solo da basílica.
Em outros casos, uma espécie de altar era sempre instalado para dar ainda mais destaque ao papa falecido.
Continua depois da publicidade
Por fim, a decisão final diz respeito ao sepultamento. Em suma, Francisco escolheu não ser enterrado na já mencionada Basílica de São Pedro, onde tantos outros papas descansam.
Em seu caso, a cerimônia final será realizada na Santa Maria Maggiore. O local é uma das igrejas marianas mais importantes e famosas da capital italiana.