Cotidiano
Alunos aprenderão a fazer 10 tipos de pães. Na Padaria Artesanal todo processo de modelagem dos pães é feito com as mãos, dando condição ao participante de fazer a receita em casa
Continua depois da publicidade
Mais um projeto está, literalmente, saindo do forno do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente. Trata-se da Padaria Artesanal, que será inaugurada, nesta terça-feira (11), às 15 horas, na sede da entidade (Rua Benedito Calixto, 205 – Boa Vista). O projeto é do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), implantado em São Vicente por meio de uma parceria com FSS SV.
Inicialmente, a iniciativa atenderá os representantes de associações que atuam no Município. A intenção é que os representantes sejam parceiros e multiplicadores do projeto nos bairros. Os interessados devem ser maiores de 16 anos e deverão realizar a inscrição no dia 24 de fevereiro na sede do Fundo Social, das 9 às 17 horas, munidos dos seguintes documentos: ofício da entidade com indicação dos representantes, comprovante de residência, cópia do RG, CPF e uma foto recente 3x4.
A aula terá duração de um dia, com carga horária de 8 horas, sendo realizada sempre às quartas-feiras. Os alunos aprenderão a fazer 10 tipos de pães como, rosca de coco; pão de maçã; pão integral; pão de forma; pão de beterraba; pão de batata com queijo cremoso; pão de ervas; pão caseiro recheado com presunto e queijo; pão de mandioca com azeitona e pão de cenoura com goiabada, além de maionese sem ovos.
Na Padaria Artesanal todo processo de modelagem dos pães é feito com as mãos, dando condição ao participante de fazer a receita em casa.
Continua depois da publicidade
O convênio que firmou a parceira entre o FUSSESP e o Fundo Social de São Vicente, para o desenvolvimento do projeto na Cidade, foi assinado em novembro pelo prefeito Luis Claudio Bili, e a presidente do FSS SV, Valéria Lins.
O Fundo Social do Estado forneceu para o programa um forno; uma mesa de aço inox, duas assadeiras de pão, duas assadeira de rosca, quatro assadeiras retangulares e um liquidificador industrial. Em contrapartida, a FSS SV disponibilizou o espaço para aulas e professor, que foi capacitado para o curso; materiais de complemento, como talheres e luvas; além de todo material de consumo, que serão utilizados para confecção dos alimentos.
Continua depois da publicidade
Com relação ao fornecimento dos itens alimentícios necessários para a elaboração dos pães, o Fundo Social também busca parcerias com mercados e padarias, visando dar sustentabilidade ao projeto. Os parceiros também poderão capacitar os padeiros por meio do programa.
Continua depois da publicidade