Cotidiano

Fujimori enfrenta novo julgamento por corrupção

Ele é acusado de desviar dinheiro das forças armadas para comprar o apoio da imprensa local

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 17/10/2013 às 18:23

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori enfrenta novo julgamento por corrupção. Ele é acusado de desviar dinheiro das forças armadas para comprar o apoio da imprensa local. O julgamento, que não conta com júri popular, foi iniciado nesta quinta-feira, mas já entrou em recesso devido à fragilidade de saúde do réu. A próxima audiência foi marcada para o dia 28.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os promotores acusam Fujimori de desviar 122 milhões de sóis (equivalente a US$ 44 milhões) para pagar tabloides peruanos com o intuito de enfraquecer seus oponentes e reforçar sua controversa reeleição em 2000.

Naquele ano, Fujimori foi eleito para o terceiro mandato em uma eleição considerada injusta por observadores internacionais. Seu governo entrou em colapso alguns meses depois de ter vindo à tona um vídeo mostrando um assessor do presidente distribuindo pilhas de dinheiro para donos de jornal, deputados e juízes a fim de comprar apoio ao governo.

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori enfrenta novo julgamento por corrupção (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Fujimori cumpre atualmente pena de 25 anos por crimes contra a humanidade cometidos durante seu governo, incluindo a autorização de execuções extrajudiciais promovidas por grupos paramilitares. Em 2012 ele pediu perdão humanitário alegando problemas de saúde. O pedido foi negado no início de 2013 pelo presidente Ollanta Humala depois que um comitê médico constatou que sua doença não é terminal.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software