Frente fria se despede, mas 'efeito cebola' vem aí / Marcelo Camargo/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
A frente fria que fez despencar a temperatura em muitas cidades brasileiras está indo embora, mas deixar para nós um fenômeno chamado "efeito cebola", que deve atingir o Sul e o Sudeste do Brasil (incluindo o litoral de SP) nos próximos dias.
O nome "efeito cebola" se dá por conta das variações térmicas em um único dia que passarão a ocorrer no Sul e Sudeste brasileiro nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Você vai começar a manhã com certo friozinho, usando casacos mas, no começo da tarde, vai tirá-los por conta do ligeiro calor. É como acontece com a cebola: para descascá-la você precisa tirar camada por camada da casca, certo? Por isso o nome "efeito cebola", pois você começará o dia com mais roupa e vai terminá-lo com menos (menos casca).
Falando do litoral de SP e Baixada Santista, pelo menos até a próxima sexta (11) o tempo deve começar fresquinho pela manhã, com as máximas entre 21º C e 22º C, e o calor aumentar durante o dia, podendo chegar aos 28º C entre às 12h e 15h.
Continua depois da publicidade
Até lá, durante todos os dias, há risco para a formação de tempestades ao final da tarde, com pancadas fortes mas que não tendem a durar muitas horas.
O dia com a maior probabilidade para tempestade entre às 16h e 18h é na quinta (10), onde a chance passa de 70%.
As informações são do Climatempo, The Weather Channel e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Continua depois da publicidade