Continua depois da publicidade
Conhecer a Cidade indo pessoalmente aos seus pontos turísticos e culturais, ter noções de legislatura, trânsito, saúde e planejamento familiar. Estas são algumas das oportunidades que a Prefeitura de Guarujá oferece aos Jovens no Exercício da Cidadania (Jec) e ao grupo “Mulheres pela Paz”. O intuito do trabalho é preparar e proporcionar um lugar no mercado de trabalho, àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Desenvolvido pela Secretaria de Defesa e Convivência Social, o Jec recruta jovens de 18 a 20 anos, por meio de programas sociais da Prefeitura e Organizações Não Governamentais (ONGs). Além de jovens, mulheres de 25 a 65 anos também são inseridas no Programa, através do grupo “Mulheres pela Paz”.
Continua depois da publicidade
Em 2014, o Jec formou 39 jovens e 20 mulheres. O curso dura cerca de dois meses, com disciplinas voltadas para a cidadania. Ao fim dos estudos, os mais desempenhados são encaminhados ao programa Auxílio-Desemprego. O benefício dá direito ao contrato de Frente de Trabalho, sem vínculo empregatício durante um ano, que pode ser prorrogado por mais 12 meses.
Continua depois da publicidade
De acordo com o diretor de Projetos Comunitários, Anderson Bernardes, “além da oportunidade de emprego, a iniciativa propicia inclusão social e também profissional. Aproximadamente 20% dos participantes alcançam a Frente de Trabalho, e os outros trabalham em empresas particulares ou ingressam em concursos públicos”, explicou.
Quem agarrou a oportunidade e ficou encantada com o que vivenciou ao ir à Prainha Branca foi a auxiliar de serviços gerais, Neide Aparecida de Oliveira Laquali. “Nunca imaginei que existisse uma praia em cima do morro”, contou. Sozinha, sem vínculos familiares e desempregada morou na rua por um tempo.
Depois, encaminhada para o Albergue Municipal, após três anos, por meio da assistência social ela entrou no grupo Mulheres pela Paz junto ao curso do Jec. Hoje, com 65 anos conquistou amizades e sua independência. Hoje, mora de aluguel no Sítio Pae Cará, conseguiu o benefício da aposentadoria e também um emprego por meio da Frente de Trabalho, no Anexo Fiscal. “A gente aprende a cada dia. Até as mínimas coisas têm a nos acrescentar”.
Continua depois da publicidade
Satisfeito, o estudante do 3º ano de Jornalismo da Universidade Santa Cecília, Lucas Rodrigues, com 19 anos, também se deu bem com o Jec. Ele conseguiu um estágio na área de comunicação e assessoria da Prefeitura de Guarujá. “Estava no segundo ano da faculdade à procura de um estágio e a partir do Jec, consegui o que almejava”. Como trabalho social, o jovem observou que, “o Jec oferece uma oportunidade muito grande até para quem mora em locais distantes, de difícil acesso, como Santa Cruz dos Navegantes e Prainha”, notou Rodrigues.
Já o cantor Luis Carlos Oliveira dos Santos, de 20 anos, trabalha como staff da área de literatura na Secretaria Municipal de Cultura e agradece por ter participado do Jec: “Pra mim foi uma honra participar. Passei a ser um cara centrado e levei este bom comportamento até para o meu relacionamento familiar”. Santos diz que gosta de seu novo trabalho na Secretaria e que música e literatura tem tudo a ver. “Não tinha o hábito de ler e lá no Jec isso mudou, pois ficávamos dentro de uma sala falando e refletindo sobre tudo”, lembrou.
Jovens Promessas
Continua depois da publicidade
O universitário Lucas Rodrigues, além de estagiar na Prefeitura também possui um blog. Rodrigues escreve sobre música, no “Play It And Listen” (www.play-listen.blogspot.com.br). O blog traz resenhas de álbuns internacionais e nacionais, como também análises dos hits e clipes de divas do pop e bandas alternativas.
Há quatro meses, na Máquina da Fama (programa de TV da emissora SBT), o cantor Luís Carlos Oliveira dos Santos, se apresentou como cover do pagodeiro Thiaguinho. Aos 13 anos, foi professor de cavaquinho pelo projeto Violodum, da Secretaria Municipal de Cultura. Com 7 anos, aprendeu como tocar o instrumento e hoje é bom também no violão e banjo. Com tanto conhecimento musical, o desafio de Santos será cursar a faculdade de pedagogia. E o próximo passo do cantor é lançar seu primeiro cd de pagode, ainda este ano.
Continua depois da publicidade