Cotidiano

Fotógrafo que luta por moradores e animais de rua agora é cidadão de Itanhaém

Cerimônia realizada na Câmara Municipal nesta quarta-feira (16) reconheceu o trabalho do idealizador da ONG Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC)

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 17/04/2025 às 16:45

Atualizado em 17/04/2025 às 17:09

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Edu Leporo recebeu oficialmente o título de Cidadão Itanhaense / Divulgação/Lisandra Suelen

Continua depois da publicidade


Em uma cerimônia emocionante realizada na Câmara Municipal de Itanhaém, o fotógrafo e ativista Edu Leporo recebeu oficialmente o título de Cidadão Itanhaense, em reconhecimento ao seu trabalho à frente da ONG Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC). A homenagem, proposta pelo vereador William Ramos, marca um momento simbólico na trajetória de um dos maiores nomes da causa social e animal no Brasil.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Desde 2015, Edu Leporo vem transformando a realidade de pessoas em situação de vulnerabilidade e seus animais de estimação. A ONG MRSC já realizou mais de 100 mil atendimentos em 14 cidades brasileiras, com ações que incluem café da manhã, kits de higiene, assistência veterinária, castrações e doações para pets e seus tutores.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Shows dos maiores nomes do pagode alteram o trânsito em Itanhaém

• Estudante de Itanhaém publica livros sobre aulas de Direito

• Itanhaém faz concurso para escolha da ave símbolo; conheça as indicadas

Compromisso com Itanhaém

Residente em Itanhaém há quatro anos, Edu reforçou seu vínculo com a cidade ao longo do tempo. Ele atua em parceria com a Prefeitura, o Departamento de Produção Animal e o Centro POP, realizando mutirões de castração e assistência para a população vulnerável da Baixada Santista.

Entre as ações mais recentes, destaca-se um mutirão que castrou mais de 100 animais em um único dia, além de atendimentos realizados em comunidades indígenas da região. Essas iniciativas são possíveis graças à colaboração entre a MRSC, a prefeitura e uma rede de voluntários locais e de outras cidades como São Paulo e Osasco.

Continua depois da publicidade

À reportagem do Diário do Litoral, Edu Leporo falou sobre sua conexão com a cidade e o significado de ser oficialmente reconhecido como cidadão itanhaense. "Agora sou efetivamente cidadão itanhaense. Eu sempre me senti assim, desde que mudei para cá — ou até antes, na minha infância, quando passava temporadas aqui em Itanhaém e Mongaguá. Sempre me senti parte disso aqui, mas agora mais ainda”.

Leporo ainda falou sobre seu trabalho e a boa relação com a Prefeitura de Itanhaém. “Há quatro anos me mudei para cá, fiquei sem residência por opção, buscando qualidade de vida. E aqui é um paraíso. A cidade oferece muitas opções nesse sentido, e também consegui integrar meu trabalho junto ao Departamento de Produção Animal e à Prefeitura de Itanhaém”.

O ativista conta que recebe apoio da Prefeitura para as ações sociais, junto com o Centro POP e com o vereador William Ramos. “Com essa parceria conseguimos realizar muitas castrações — mais de 100 em um único dia, dentro do programa do Departamento de Produção Animal — e também em aldeias indígenas. Continuamos firmes e fortes com o trabalho. Só tenho a agradecer à Câmara Municipal de Itanhaém, ao prefeito Tiago Cervantes, ao amigo e vereador William Ramos, e ao time da MRSC”.

Continua depois da publicidade

Sobre a ONG MRSC
A ONG Moradores de Rua e Seus Cães nasceu de um projeto fotográfico idealizado por Edu Leporo, que registrava o vínculo afetivo entre pessoas em situação de rua e seus animais. O projeto evoluiu para uma organização social que promove dignidade, cuidado e visibilidade a essas pessoas e seus pets, sendo referência nacional em ações integradas de assistência social e proteção animal.
As ações da ONG contam com apoio de voluntários e de marcas parceiras como Petz (Adotepetz), Mol Impacto, Arredondar e Boehringer Saúde Animal, que fornecem itens essenciais como ração, medicamentos, vacinas e produtos de higiene.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software