Cotidiano

Forte ventania causa estragos na Região

Diversos pontos de Santos estão sem energia. Semáforos pararam de funcionar. As rajadas de vento atingiram cerca de 80km/h, segundo a Base Aérea de Santos

Publicado em 27/08/2015 às 08:21

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Uma forte ventania que atingiu a Baixada Santista, na manhã de ontem, deixou muitos estragos na Região. Segundo informações da Base Aérea de Santos, os ventos alcançaram média de 80km/h. Houve queda de energia e cerca de 50 mil pessoas ficaram sem luz, segundo a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL). Apesar do susto, não foram registradas ocorrências com vítimas. 
 
Em Santos, a Defesa Civil registrou 22 quedas de árvores devido ao vento forte. Casas foram destelhadas em alguns bairros. O órgão também registrou a queda de material de construção. Uma placa de propaganda na Avenida Francisco Glicério ficou pendurada e quase foi arrastada pelo vento. Foram realizadas nove vistorias estruturais no Município. 
 
Ainda em Santos, diversos semáforos ficaram apagados. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) precisou reforçar os serviços de monitoramento e operação nas vias públicas. Até as 11h30, foram registrados problemas em 27 cruzamentos da Cidade, segundo a Prefeitura. A maior parte dos equipamentos ficou apagada por falta de energia ou entrou em sistema piscante. Agentes de trânsito foram destacados para organizar o tráfego de veículos. 
 
Segundo a CPFL, os bairros mais atingidos na Cidade com a interrupção no fornecimento de energia elétrica foram: Vila Mathias, Gonzaga, Ponta da Praia, Macuco, Campo Grande e Pompeia.
 
São Vicente
 
O vento forte e a chuva também causaram muitos transtornos e deixou estragos em São Vicente. Foram registradas quedas de árvores em diversos pontos da Cidade. Na feira da Rua Tenente Durval do Amaral, no Catiapoã, barracas foram desmontadas com o vento. O muro de um galpão localizado na Avenida Martins Fontes, na Linha Amarela, próximo ao pontilhão da Avenida Antonio Emmerich, cedeu e o trânsito foi interditado. 
 
A Defesa Civil registrou ainda a queda de muros e problemas no telhado e parede da Fábrica de Vidro, também na Avenida Martins Fontes (Linha Amarela). Casas foram destelhadas e portões danificados. A operação especial do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) foi cancelada.
 
Devido aos fortes ventos, a Secretaria de Esportes cancelou o XVI Joeb, pois o telhado do Ginásio Poliesportivo Dondinho, no Sá Catarina de Moraes, foi danificado. A decisão foi tomada, segundo a Prefeitura, para garantir a segurança dos atletas. 
 
 Santos registrou queda de árvores em vários pontos da Cidade (Foto: Luiz Torres/DL)
 
Praia Grande
 
Em Praia Grande, as rajadas de vento também derrubaram árvores em vários pontos da Cidade. Foi registrado o destelhamento de equipamentos públicos e particulares. Segundo a Prefeitura, o índice pluviométrico em 24 horas no bairro Caiçara foi de 10 milímetros e na Vila Sônia de nove milímetros.
 
Ainda de acordo com a Prefeitura, a sinalização de trânsito foi afetada pela forte ventania. O semáforo em frente ao Fórum foi deslocado de lugar e o da esquina das avenidas São Paulo e Presidente Kennedy sofreram pane elétrica. A Administração Municipal também informou que toldos da Avenida Presidente Costa e Silva, entre a praia e a Rua Dourados foram arracandos.  
 
Mongaguá
 
O vento forte também derrubou árvores nos bairros Jussar, Pedreira e ao longo da orla de Mongaguá. Segundo a Defesa Civil, a ocorrência mais grave foi no bairro Pedreira, onde uma árvore caiu sobre uma casa, mas sem vítimas.  Foram registrados também alguns pontos de alagamento.
 
Peruíbe
 
A ventania destelhou casas e comércios em Peruíbe. De acordo com a Prefeitura, além de árvores, placas e telhados inteiros foram arrancados. Muitas regiões da Cidade ficaram sem energia elétrica. 
 
Guarujá
 
A Defesa Civil de Guarujá informou que recebeu 19 notificações de árvores caídas na Cidade, em razão dos fortes ventos. As ocorrências foram repassadas para a Secretaria de Operações Urbanas, que acionou o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Meio Ambiente e a Diretoria de Trânsito para apoiarem no trabalho de remoção dessas árvores. Segundo a Prefeitura, não houve registro de danos materiais ou feridos.
 
Itanhaém e Cubatão
 
As prefeituras de Itanhaém e Cubatão informaram que não foram registradas ocorrências nas cidades ocasionadas pela ventania e a chuva que atingiram a Região. 
 
Previsão do Tempo
 
Segundo informações do Instituto Climatempo, a temperatura deve permanecer baixa nesta sexta-feira e durante o fim de semana. Hoje e amanhã, a temperatura mínima prevista é de 15°C.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software