Cotidiano

Forte terremoto atinge a capital do Chile

As autoridades chilenas emitiram um alerta de tsunami para toda a costa do país e do Peru e as autoridades dos EUA emitiram um alerta de tsunami para o Havaí

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 16/09/2015 às 21:06

Compartilhe:

Um terremoto de magnitude 8,3 atingiu na noite desta quarta-feira (16) a região central do Chile, incluindo a capital Santiago. Diante do abalo, foi decretado alerta de tsunami na costa da região.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro do abalo foi registrado às 19h54 (mesmo horário em Brasília) a 8 km de profundidade, no litoral próximo a Canela Baja, na região de Coquimbo, a 293 km ao norte da capital.

Minutos depois, foram registradas duas réplicas, de magnitudes 6,2 e 6,4, na mesma região. Além de Coquimbo e Santiago, o tremor também foi sentido nas regiões chilenas de Valparaíso, Atacama, Maule e Bío-Bio.

Do lado argentino da fronteira, os moradores das províncias de Mendoza, San Juan, La Rioja e Catamarca sentiram o terremoto com mais intensidade. O aeroporto de Mendoza chegou a ser fechado. Há relatos de que o temor foi sentido até na capital Buenos Aires.

O Escritório Oficial de Emergência (Onemi) e os Carabineiros (a polícia militar chilena) retiraram os moradores da região costeira de suas casas. O Parlamento, em Valparaíso, também foi esvaziado. As primeiras ondas do tsunami chegaram à região central e ao sul do país.

Segundo o Sistema Nacional de Alarme de Maremotos, a variação no nível das marés foi de 4,2 metros em Coquimbo, de 1,7 metro em Valparaíso e 0,8 metro em Constitución. Ainda não se sabe se as ondas provocaram danos graves.

O governo chileno convocou uma reunião de emergência. Em entrevista coletiva na noite desta quarta, o ministro do Interior, Jorge Burgos, disse que, até o momento, a única informação de danos era em Illapel, cidade a apenas 46 km do epicentro.

O prefeito de Illapel disse a uma rádio chilena que uma pessoa morreu em razão do tremor -uma mulher de 26 anos, soterrada pela queda de um muro. Outras 15 pessoas se feriram, e a cidade ficou sem água e energia elétrica.

Por sua vez, o prefeito de Maipú, na região metropolitana de Santiago, disse que um homem de 86 anos morreu de infarto. Não estava claro se a morte fora provocada pelo tremor.

A direção do aeroporto de Santiago informou que o terminal não interrompeu suas atividades, e o metrô da capital chilena estava com velocidade reduzida apenas por precaução.

Ainda não há informações sobre danos em outras regiões, mortos e feridos pelo terremoto. Em 27 de fevereiro de 2010, um terremoto de magnitude 8,8 seguido por um tsunami deixou mais de mil mortos em todo o país.

Um forte terremoto de 8,3 graus atingiu a capital do Chile, Santiago (Foto: Reprodução/Twitter)

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Geração Z precisa de um autocuidado em tempos de constantes evoluções

Em um mundo digital acelerado, Renato Troglo, especialista em autocuidado, revela como boas práticas pode salvar a saúde mental da Geração Z

Cotidiano

Metrô SP abre vagas de estágio; veja como se inscrever

Oportunidade pode ser bom um início de carreira para jovens e estudantes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter