Cotidiano

Flagrado suposto despejo de esgoto na Ilha das Palmas, no litoral de SP

Piloto de asa delta filmou a ação e publicou nas redes sociais

Carlos Ratton

Publicado em 18/01/2025 às 06:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Na imagem, é possível ver um cano saindo da rocha por onde é despejado o provável esgoto. Diretoria do Clube diz que é água de tanque / Toni Valente/Divulgação

Continua depois da publicidade

O piloto de asa delta Alexandre Augusto Marra filmou e publicou nas redes sociais o lançamento ao mar de suposto esgoto oriundo da sede do Clube de Pesca de Santos, localizada na Ilha das Palmas, que fica em Guarujá, na margem esquerda do Porto de Santos. Marra estava acompanhado de outras duas testemunhas quando detectou o provável problema ambiental.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Direção do Clube contesta alegando que o escoamento é água e proveniente de um tanque de limpeza de peixes, não tendo o ligação com a rede de esgoto que é própria.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Despejo de lixo é diminuído por barreiras flutuantes no estuário de Santos

• Guarda Municipal de Santos aplica R$ 10 mil em multas por despejo irregular na rede de esgoto

Após ser acionada, a Prefeitura de Guarujá informa que vai enviar técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para fazer uma vistoria no local.

A Reportagem do Diário do Litoral foi acionada e esteve de barco, junto com os denunciantes, fazendo imagens do costado rochoso sob as edificações do clube.

Continua depois da publicidade

Da embarcação, pode ser vista a ponta final de uma tubulação de onde estava sendo expelido uma lama marrom, mal cheirosa, semelhante a fezes humanas ou resíduos orgânicos.

"Eu estou sempre navegando e pescando nas imediações junto com a minha esposa e, esta semana, por conta da maré estar muito baixa, acabei percebendo a situação em função do cheiro de fezes. Depois, vi a descarga sendo expelida sob pressão para o mar. A rocha sob a boca do cano fica até manchada de restos do excremento".

Ao chegar ao local pelo mar, a Reportagem percebeu que o encanamento está na direção do que seriam os sanitários de uma das edificações do clube. O material parece ser lançado ao mar cada vez que há uma sobrecarga no sistema de esgoto do clube.

Continua depois da publicidade

Alexandre Augusto filmou o lançamento ao mar de suposto esgoto oriundo da sede do clube Alexandre Augusto filmou o lançamento ao mar de suposto esgoto oriundo da sede do clube (Toni Valente/DL)

"Eu gostaria que existisse uma fiscalização de órgãos ambientais rigorosos. Dá perfeitamente para perceber o cano. Colocaram cimento no entorno da boca do cano que sai da rocha, que acaba sendo coberta quando a maré enche. Então, dependendo da maré, o cano não é percebido".

Sabesp

A Prefeitura de Guarujá já havia se manifestado que acreditava que o surto de virose atual tenha sido causado pelo escoamento de esgoto clandestino nas águas da cidade. Somente em janeiro deste ano, o surto de virose no litoral de São Paulo superou 11 mil casos e Guarujá foi bastante atingida.

Independente da denúncia envolvendo o Clube de Pesca de Santos, a situação envolvendo saneamento básico sempre causou e continua causando polêmica e inconformismo por parte da população de Guarujá.

Continua depois da publicidade

Para se ter uma ideia da polêmica envolvendo a virose e os resultados negativos que ela causou, recentemente, o prefeito Farid Said Madi (Podemos) teve que publicar um vídeo bebendo água do mar para mostrar que as praias da cidade estão limpas.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) já se manifestou alegando não ter identificado problema na rede que justifique a contaminação no mar. De qualquer forma hoje, por volta das 15 horas, entidades que defendem o meio ambiente farão um manifesto público em frente à sede regional da Sabesp, que fica na Rua Leomil, 1.055, na Barra Funda, em Guarujá.

Os organizadores estão pedindo aos participantes que levem faixas e cartazes que cobrem ações urgentes e eficazes da Sabesp em relação ao saneamento básico no Município, visando melhorias que beneficiem a saúde, o bem-estar e o meio ambiente de todos os moradores e visitantes.

Continua depois da publicidade

Conferência

Ainda sobre meio ambiente, vale lembrar que neste sábado (18), a partir das 13 horas, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Rua Carvalho de Mendonça, 144, Vila Matias - acontece a 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Santos, com o Tema: Emergência Climática - Os Desafios da Transformação Ecológica. 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software