Cotidiano

Filhotes de cabra são salvos pelo Canil Municipal de Guarujá

O leite materno estava empedrado, e os cabritos adoeceram diante da falta de alimentação

Da Reportagem

Publicado em 30/05/2019 às 12:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O empedramento de leite é um problema comum entre as cabras, por conta da rejeição à amamentação / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

A Diretoria de Proteção e Bem Estar Animal de Guarujá recebeu um pedido de socorro diferente na última sexta-feira (24). Uma cabra e seus dois filhotes precisavam de atendimento, pois o leite materno da mãe estava empedrado, e os cabritos adoeceram diante da falta de alimentação.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Diante da situação, a dona dos animais, Ana Paula Siqueira Tavares, decidiu pedir ajuda no Canil de Guarujá. A família de cabras foi atendida pela médica veterinária Clarisse Ferreira, que avaliou as condições de saúde dos filhotes. Eles estavam desnutridos e debilitados, por isso, assegurou a hidratação com soro e a alimentação foi realizada manualmente na diretoria.

Continua depois da publicidade

Segundo a dra. Clarisse Ferreira o atendimento dos filhotes era emergencial, por conta da falta de alimentação eles estavam com hipoglicemia e poderiam até perder a vida. "Quando filhotes, a única fonte de alimentação, é o leite. Eles precisam dos nutrientes do leite para um desenvolvimento saudável" destacou a veterinária.

O empedramento de leite é um problema comum entre as cabras, por conta da rejeição à amamentação. E afeta não somente os filhotes, a mãe cabra sofre com dores e tem infecções. Por isso, a equipe realizou as massagens para desempedrar o leite e recomendou que a tutora dos animais prosseguisse com as ações em casa.

Continua depois da publicidade

Os animais vivem em uma chácara, mas para facilitar o acompanhamento e tratamento estão temporariamente na residência de Ana Paula Siqueira, no bairro Jardim Conceiçãozinha. A equipe veterinária da Diretoria de Proteção e Bem Estar Animal acompanha o caso.

Repercussão

O caso repercutiu nas redes sociais, com imagens e vídeos do atendimento, não somente por se tratar de uma espécie que não é muito comum ser atendida na unidade, mas pelo fato da cabra – que é chamada de Angélica - acompanhar todo atendimento dos filhotes, provando que o amor materno prevalece entre todas as espécies.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software