Cotidiano
Devotos aproveitam para pagar promessas e renovar pedidos, enquanto comerciantes aproveitam o feriado para faturar uma renda extra
Devotos lotaram as escadarias do Monte Serrat nesta sexta-feira (8) / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Dia 8 de setembro é dia de festa e devoção em Santos. A data reservada para celebrar Nossa Senhora de Monte Serrat, padroeira da Cidade, reúne fiéis na região central. A reportagem do Diário do Litoral subiu os 402 degraus das escadarias em direção a Igreja e conversou com devotos e comerciantes, que vêm até de outras cidades para tentar faturar no feriado.
"As vendas estão boas hoje", comenta o ambulante Aurélio Barbosa, que trabalha no ramo há mais de 20 anos. "Há três anos venho de São Paulo para vender nesta festa. Sempre tem bastante movimento", explica o comerciante, que vende mini-máquinas de costura.
Continua depois da publicidade
A ambulante Estela Campos também veio de São Paulo para aproveitar o movimento do feriado santista. "Este é o segundo ano que venho. Vendo rosas para as pessoas oferecerem à santa. O movimento está meio fraco, mas melhora à tarde", complementa.
Já para o comerciante Wellington Amorim, que trabalha neste ramo há 9 anos, o número de visitantes está melhor do que no ano passado. "Não sei se é o sol que está mais forte, mas no ano passado o movimento estava maior", comenta o vendedor de terços, medalhas e santinhos.
Continua depois da publicidade
Na manhã desta sexta-feira (8), a sensação térmica chegou perto dos 30 graus. Para descansar, os fiéis estacionaram em cada nicho da escadaria, que conta a peregrinação de Jesus até a crucificação. Foi em um deles que a reportagem conversou com a dona do lar Edna Fagundes. Há 8 anos, a fiel sai de Mauá, em Santos, para visitar o santuário.
"Eu não conhecia Nossa Senhora de Monte Serrat, conheci porque minha mãe era muito devota. Há algumas semanas estava com problemas de saúde, artrose e artrite nas pernas. Não conseguia andar. Há uma semana, consegui a graça de voltar a andar sem dor e vim agradecer", conta a devota, que fez todo o trajeto descalça e vestida com uma túnica branca. "Faz parte da promessa", explica.
Continua depois da publicidade
Mas não é só a fé que move os visitantes ao santuário. Muitos turistas aproveitam a data para conhecer um dos principais pontos turísticos da Cidade. "Eu nunca tinha subido em dia de festa e já fazia mais de 30 anos que não visitava o Monte. Aproveitei a festa para realizar este desejo, sempre quis subir as escadarias", comenta o santista Eduardo Moreira enquanto descansava no marco de 223 degraus alcançados.
A balconista Lucimar Baleco, de 54 anos, é do bairro Vila Fátima, em São Vicente, mas sempre participa da Festa de Monte Serrat na cidade vizinha. "Eu estou aqui pela fé. Pedi muito para que ela intercedesse pela minha filha que queria se formar em Direito. E ela conseguiu", celebra a mãe, que todos os anos faz questão de subir as escadarias.
Outra fiel assídua na festa é Aparecida Guimarães, moradora da Vila Belmiro há 50 anos. Ela garante que todos os seus pedidos são atendidos com a intercessão da santa. "Hoje eu vim para passar o dia por aqui. Quando meu filho tinha 18 anos, ele ganhou uma moto. Mas ela foi roubada. Eu pedi para Nossa Senhora que ela devolvesse o presente do meu filho que eu acenderia uma vela do meu tamanho. Meu filho recuperou a moto em dois dias. Hoje ele tem 44 anos e vim pagar a promessa", explica a devota, que comprou uma vela de 1,5 metro para acender no velário ao lado da Igreja.
Continua depois da publicidade
Os pedidos são dos mais diversos. "Eu sempre peço sorte e amor. Estamos aqui reunidos por um ato de amor. Eu peço e confio porque sei que ela vai fazer o melhor", conta a aspirante a atriz Clara Nascimento, moradora de São Vicente. "Acendi uma vela para que ela interceda para que eu realize o sonho de ser atriz".
Já as amigas Lígia Carvalho e Giane Ribeiro subiram juntas para agradecer as graças alcançadas. "Prometi que subiria aqui caso ela me ajudasse com problemas financeiros. E ela está me ajudando. Tive dificuldade para subir, mas promessa é promessa", conta a diretora executiva Lígia Ribeiro. Já Giane pediu pela saúde da irmã que, há 20 anos, sofreu com um câncer de mama. "Prometi que viria todo ano se ela fosse curada. E ela foi. Todos os anos venho agradecer e para renovar nossa fé", comenta.
A fé em Nossa Senhora de Monte Serrat não só move os devotos, mas também aqueles que trabalham para que a festa seja um sucesso. É o caso da comerciante Severina Monteiro, de Guarujá, que há 29 anos trabalha na Festa da Padroeira vendendo lanches e comidas nordestinas. "A movimentação está ótima e melhora ainda mais na parte da tarde. Nós trabalhamos com amor e carinho, e com respeito a Nossa Senhora que eu amo demais", fala emocionada a responsável pela Barraca da Chef.
Continua depois da publicidade
Durante a tarde, devotos acompanharam a missa campal realizada na Praça José Bonifácio, no Centro Histórico, em celebração ao dia da Padroeira de Santos. A santa "passeou" pelas ruas até chegar a Praça Mauá, onde o prefeito Rogério Santos renovou a consagração da Cidade à santa. A procissão seguiu até o alto do Monte Serrat, onde a imagem será acolhida novamente em seu santuário. A festa foi encerrada com uma missa campal, celebrada por Dom Tarcísio Scaramussa.