Na quinta-feira, a cidade vai receber o título internacional de Cidade das Aves, pela ONG Environment for the Americas / Márcio Ribeiro
Continua depois da publicidade
Peruíbe vai voar pelo mundo colorido e fascinante das aves migratórias nesta semana, a partir de quinta-feira, que é quando começa o 4ª festival das Aves Migratórias do Litoral Paulista. O evento vai acontecer em vários pontos da cidade, mas a concentração será na Praça Matriz, com atividades para todos os tipos de públicos, gostos ou idades.
A abertura do evento será na quinta (12), na Câmara Municipal, a partir das 10 horas. Vai ser neste dia e horário que a cidade vai receber o título internacional de Cidade das Aves, pela ONG Environment for the Americas, o que a torna a primeira do Brasil e a segunda da América do Sul a receber tal honraria.
Continua depois da publicidade
Na sexta (13) e no sábado (14), o Festival vai acontecer das 10 às 17 horas na Praça Matriz, com tendas educativas, palestras, feiras de artesanatos, oficinas de desenho, de troca de brinquedos, feira de produtos orgânicos e muito mais. As atividades contarão com a presença de diversas entidades e instituições, como o Instituto Ambiecco, Projeto Aves Limícolas, Zoológico de São Paulo, Butantã, Projeto Phasma, entre outros. A partir das 18 horas, será a vez de observar os astros e as aves migratórias, além da atividade de observação de fauna noturna.
O domingo (15) não será um dia de descanso para quem for prestigiar o Festival. A pedida da programação é acordar cedinho para ver as aves do Guaraú e da Praia do Taniguá, uma atividade para pôr em prática parte do que foi ensinado durante o evento e tentar ver alguma ave em seu habitat natural: Um mundo de cores e sons esperando por você, com a companhia de especialistas no tema, que darão auxílio na identificação das espécies vistas e dos locais visitados.
Continua depois da publicidade
De acordo com o biólogo, Bruno Lima, um dos organizadores do festival, o tema deste ano é "Proteja os insetos, proteja as aves ", para ressaltar a importância dos insetos para as diversas aves migratórias que chegam no litoral paulista.
“Também estamos ressaltando a importância das dunas e da vegetação que as recobre, conhecida como jundú. São ambientes muito importantes para a reprodução de algumas aves, como a coruja-buraqueira e o piru-piru, além de local de descanso de aves migratórias como os maçaricos e batuíras. Esses ambientes também são importantes por proteger nossas cidades contra ressacas. ”, finalizou ele.
Para prestigiar o evento e de acordo com a organização, basta as pessoas irem com bastante vontade de aprender e de se divertir. A programação completa do evento está disponível na página @festival_aves_costeiras.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade