Cotidiano

Festa Literária Internacional de Paraty contará com representantes do litoral de SP

A FLIP deste ano promete ocupar os espaços públicos de Paraty com cultura, arte, educação, debates e pluralidade

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário

Publicado em 05/10/2024 às 16:15

Atualizado em 05/10/2024 às 17:30

Compartilhe:

O período para o qual a Festa está marcada coincide com a semana de recesso / Caio/Pexels

A 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP 2024) será celebrada entre os dias 09 e 13 de outubro e ao menos dois escritores da Baixada Santista estarão lá, representando a região.

Ítalo Leite Saldanha é de Itanhaém e autor da obra “ A Dieta dos Abutres” enquanto Felipe Nascimento, de Praia Grande, escreveu “O Antiquário das Selvagerias”. As duas publicações saíram pela Editora Patuá e os dois estarão expondo as suas obras na Casa Gueto, uma organização que reunirá editoras independentes de diversos cantos do país e ocorrerá em paralelo à FLIP.
 
No dia 11/10, às 19 horas, Saldanha fará uma sessão de autógrafos. Ele disse que se sente realizado e vitorioso por integrar o projeto da Casa Gueto e acredita que as palavras podem dar outras visões do mundo, além de revolucionar o indivíduo leitor. 

 “A sensação é de realização e vitória. Foi uma caminhada longa até aqui. Tenho textos em concursos e antologias, mas ter sido convidado pela Editora Patuá para publicar uma obra solo e integrar esse projeto tão bonito que é a Casa Gueto dá um impulso gigante na minha carreira de escritor. Creio nas palavras como possibilidades de outras óticas de mundo e pequenas revoluções individuais que caminham para o coletivo”

Já Nascimento, que além de expor o seu livro também vai atuar na produção do evento, pretende aproveitar a oportunidade para crescer e se conectar com mais pessoas:

“Essas feiras como a FLIP são ótimas oportunidades para fazer uma rede de contatos e amigos. É um ótimo momento para além da diversão, encher as ruas de poesia e literatura, trazendo a oportunidade de realizar o contato entre a cidade e a arte. Eu estou muito feliz de participar de uma oportunidade dessa e com o coração capaz de crescer, como diria Drummond, para abarcar todas as possibilidades que a literatura pode trazer. ”
FLIP

A FLIP deste ano promete ocupar os espaços públicos de Paraty com cultura, arte, educação, debates e pluralidade de visões em uma programação diversa que impulsiona mecanismos de troca entre aqueles que transitam e os que vivem na cidade.

O período para o qual a Festa está marcada coincide com a semana de recesso, chamada de semana do ”saco cheio”, adotada por algumas instituições de ensino pelo Brasil, o que viabiliza uma maior participação de professores e estudantes, público importante para a Flip.

“Excepcionalmente, devido aos efeitos da pandemia, realizamos duas edições em novembro. Nesta edição, antecipamos para outubro para facilitar essa transição e trazer a festa novamente para julho em 2025, período que é o DNA da Flip e o desejo do nosso público “, diz Mauro Munhoz, diretor artístico da Festa.

Casa Gueto

Enquanto a FLIP chega a 22ª edição, a Casa Gueto estará em sua 4ª e busca a participação e parcerias das editoras independentes. Este ano, a poeta homenageada pela Casa será Eunice Arruda.

Editora Patuá

A Editora Patuá - Livros são amuletos - é uma alternativa no mercado editorial que se iniciou em fevereiro de 2011: com o objetivo principal de publicar bons autores e autoras que ainda não encontraram espaço nas grandes editoras, mas que também não desejam pagar pela edição da própria obra. A pretensão é apresentar ao público livros com excelente qualidade gráfica e, sobretudo, literária. As obras publicadas pela editora podem ser adquiridas no site: editorapatua.com.br.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Confira os resultados de sorteios da Caixa deste sábado; prêmios acumularam

Prêmio da Mega Sena estava acumulado em R$ 50 milhões

Turismo

Natureza e aventura: Confira 4 destinos imperdíveis no interior de SP

Cidades não ficam distantes da capital do estado e são ótimas opções para o período da primavera

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter