Continua depois da publicidade
A 10ª Festa de Yemanjá - União para Prosperidade, será no próximo domingo (1º) em São Vicente. A programação iniciará às 9 horas com missa na Paróquia São Vicente Mártir (Praça João Pessoa, s/nº - Centro), seguida às 9h30 da tradicional lavagem das escadas da matriz em louvor à prosperidade, bem querer e bênçãos dos fiéis das religiões de matrizes africanas.
As cantigas do xirê serão entoadas às 10h, em concentração dos fiéis da Praça Tom Jobim. Às 11h, ocorrerá a procissão da imagem de Iemanjá até o mar da praia do Gonzaguinha, e a entrega de oferendas e presentes ao orixá. A cerimônia será presidida por líderes religiosos de Angola, Candomblé e Keto. O evento realizado pela Secretaria da Cultura foi idealizado pela Associação Religiosa Cultural, Educacional, Social e Política (Arcesp) há uma década.
Rainha do Mar
Cultuada principalmente pelo candomblé e umbanda, o nome de Iemanjá vem de “Yèyé omo ejá”, do idioma yorubá, e significa “mãe cujos filhos são como peixes”. Por isso, é considerada mãe de todos os orixás e de Rainha do Mar, padroeira dos navegantes e das famílias. De acordo com a tradição religiosa, seria ela quem ampara a cabeça dos bebês no momento do nascimento. Embora a festa seja no dia 1º de fevereiro, o seu dia de guarda é no dia seguinte.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade