Continua depois da publicidade
Cinco mil pessoas, entre turistas e munícipes, já passaram pela Festa da Tainha de Bertioga, que teve início no último dia 05. Segundo informa o Lions Clube, organizador do evento, a expectativa é receber até o encerramento, em 04 de agosto, cerca de 20 mil visitantes.
Só no último domingo (14), mais de duas mil pessoas participaram da festa. Mesas lotadas e filas de espera aguardando mesas e a compra de convites. Os organizadores, que comemoravam o movimento, acreditam que até o final do evento, mais de 10 toneladas de tainha sejam consumidas. “Se continuarmos nesse ritmo, vamos superar nossa expectativa”, afirma a atual presidente do Lions Clube, Marlene Gil Teixeira das Neves.
Visitantes de Guarujá, Santos, Mogi das Cruzes, Suzano, Jacareí, Ribeirão Preto, entre outras cidades, e munícipes lotaram a tenda montada na Praça de Eventos, com capacidade para quatro mil pessoas.
Mírian Tardelli veio de Guarujá para visitar familiares em Bertioga e aproveitou para saborear uma tainha. “Está uma delícia, ainda mais com essa farofa especial que acompanha o peixe. Vou pedir a receita para os cozinheiros. Deve ter um segredinho especial”, brinca Mírian, prometendo voltar ainda este mês.
Continua depois da publicidade
A família Tanaka, de Mogi das Cruzes, vem todo ano à Festa da Tainha. “A cada ano o peixe fica mais saboroso, e o acolhimento e a maneira de tratar os visitantes estão cada vez melhores. O Lions e a Prefeitura estão de parabéns pela organização”, diz o comerciante Massao Tanaka, que estava acompanhado da esposa, dois filhos e três netos.
“A cada fim de semana cresce o número de visitantes novos e de pessoas que todo ano vêm saborear o prato, que já é tradicional em nossa Cidade”, comemora Marlene.
Continua depois da publicidade
O evento acontece sempre nos finais de semana (sexta, sábado e domingo) até o dia 04 de agosto. O convite custa R$ 64,00, e dá direito uma tainha assada na brasa, preparada com o peixe inteiro, ou espalmada, feita com o peixe aberto. Ambas pesam 1,5 kg em média e servem até três pessoas adultas. Os demais acompanhamentos, como arroz, farofa, pão e vinagrete são disponibilizados por meio do sistema self-service, no qual o visitante pode se servir à vontade.
O visitante pode comprar o convite a dinheiro ou com cartão de crédito. No valor do convite não estão incluídas as bebidas, como vinhos nacionais e importados, cerveja e refrigerantes, que são vendidos à parte. Na compra de uma garrafa de vinho, a pessoa recebe uma caneca alusiva à festa.
No local há também, estandes para venda de fritas, doces, batidas e caipirinhas, explorados pelo próprio Lions Clube. O total arrecadado na festa será revertido a ações sociais para entidades beneficentes, atendendo à vocação do Lions, que é servir ao próximo.
Continua depois da publicidade